Sociedade

Mais de 800 operacionais combatem fogo em Ansião, Leiria e Pombal neste momento

13 jul 2022 19:56

Autoridade Nacional de Protecção Civil relevou os mais recente números

mais-de-800-operacionais-combatem-fogo-em-ansiao-leiria-e-pombal-neste-momento
Situação no concelho de Ansião é das mais preocupantes neste momento
Ricardo Graça

O incêndio de Pombal, que deflagrou na freguesia de Abiul e progride com duas frentes pelo concelho de Ansião, conta, neste momento com 450 operacionais envolvidos no combate. 

Mais a sul, o fogo que iniciou na Caranguejeira, no concelho de Leiria, está a ser combatido por 371 elementos dos bombeiros, Protecção Civil, ICNF e GNR. 

Os dados foram revelados hoje, ao final da tarde, pelo comandante nacional André Antunes, na segunda conferência de imprensa diária da Autoridade Nacional de Protecção Civil. 

Devido ao incêndio de Ourém, que teve como ponto de ignição a aldeia da Cumeada, foram afectadas 23 habitações, anexos e garagens. Ainda no mesmo município, no fogo de Espite, as chamas atingiram duas habitações e dois anexos. 

Já no fogo de Abiul, concelho de Pombal, os números provisórios apontam para cinco habitações e uma roulote.

Por fim, no fogo de Caranguejeira, no concelho de Leiria, foram afectadas duas habitações e uma vacaria. 

Numa nota enviada às Redacções, a autarquia de Pombal, refere que "devido a diversos reacendimentos, associados também às condições meteorológicas severas, com a agravante da insuficiência de meios, os incêndios que estão a atingir o concelho de Pombal estão a complicar-se, designadamente nas freguesias de Abiul e Redinha".

A autarquia apela ainda às populações das aldeias atingidas para que "mantenham a calma e sejam vigilantes, evitando comportamentos de risco".

Num balanço provisório efectuado na manhã de hoje, a Câmara estima que a "área ardida seja superior a 1.600 hectares, registando-se inúmeras habitações destruídas e várias localidades sem fornecimento de energia elétrica".

"Havia a contabilização de cinco feridos civis, um com gravidade, e sete operacionais feridos, devido essencialmente a golpes de calor e exaustão. Alguns regressaram já ao teatro de operações", lê-se ainda no documento.