Sociedade

Mais de 14 mil quilómetros para levar o ténis a comunidades isoladas em África

25 dez 2025 09:31

Movido pela paixão pelas viagens de aventura em moto e pelo ténis, o arquitecto criou o projecto Beyond T7nnis, iniciativa que alia solidariedade e desporto.

mais-de-14-mil-quilometros-para-levar-o-tenis-a-comunidades-isoladas-em-africa
João Beltrão lidera projecto de solidariedade e promoção desportiva
BEYOND T7NNIS
Tiago Vasques Ribeiro

João Beltrão, natural da Marinha Grande, regressou a Leiria no sábado, após uma viagem de mota por Marrocos, Mauritânia e Senegal.

Movido pela paixão pelas viagens de aventura em moto e pelo ténis, o arquitecto criou o projecto Beyond T7nnis, iniciativa que alia solidariedade e desporto.

Viajando sozinho, partiu de Portugal na sua Yamaha Ténéré 700, atravessando pistas e desertos remotos, levando apenas o essencial para a sobrevivência e equipamento de ténis doado, que foi entregue a crianças e jovens de comunidades isoladas onde a modalidade nunca tinha sido praticada.

Embora tenha tido apoios de patrocinadores com material e manutenção da sua mota, todos os restantes custos foram suportados pelo próprio. Ao JL, João também revelou que cometeu “uma loucura” ao aventurar-se por desertos, praias e montanhas, de antigas etapas do Rali Dakar, o que implicou vários dias e noites em pleno deserto, com temperaturas extremas, escassez de recursos e sem contacto com a civilização. “É preciso ser forte mentalmente para fazer um percurso destes.”

Mas o balanço da expedição é “bastante positivo”. “Tivemos contacto com muitos miúdos, alguns com 4 ou 5 anos, que não tinham um único brinquedo e, para eles, receber uma bola de ténis foi uma alegria enorme. Chegámos, pelo menos, a 180 [crianças e jovens].”

Inicialmente partiu com 16 raquetes de ténis e 60 bolas, mas, tomando proveito do Rali de Marrocos, em parceria com a Santag Racing Team, conseguiu levar mais dez raquetes, 120 bolas e um kit de ténis de praia. A passagem pela Guiné-Bissau chegou a ser ponderada, uma vez que ainda dispunha de material para doar, mas o encerramento das fronteiras na véspera da sua entrada acabou por inviabilizar essa possibilidade.

Ao todo percorreu mais de 14 mil quilómetros e, na chegada a Leiria, João foi recebido pelo vereador da Mobilidade e Turismo, Luís Lopes, patrocinadores, amigos e familiares. Apesar do reconhecimento autárquico, o arquitecto sente que o público ainda não conhece Beyond T7nnis.

Sem adiantar uma data para a missão seguinte, João Beltrão garante que “a próxima será pela Ásia”, antes de organizar uma viagem de grupo “novamente em África”, em Abril do próximo ano.