Saúde

Maioria dos utentes internados muito satisfeitos com serviço do hospital de Leiria

16 abr 2023 09:00

Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado relativo a 2022 realizado pelo Centro Hospitalar de Leiria

maioria-dos-utentes-internados-muito-satisfeitos-com-servico-do-hospital-de-leiria
Cerca de 71% dos inquiridos atribuíram uma classificação de “Muito Bom” e “Bom” ao silêncio, havendo cerca de 20% que o avaliou como “Satisfatório”.
Ricardo Graça

O Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado referente ao ano 2022 conclui que 93% dos 1062 questionários validados atribuíram a classificação de “Muito Bom” e “Bom” à qualidade global do serviço prestado pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL) durante o internamento.

Segundo uma nota do hospital, 91% respondeu ainda que aconselharia o CHL a um familiar, amigo ou colega que tivesse de recorrer a um hospital.

O relatório, elaborado pela Comissão de Humanização do CHL, tem como finalidade compreender as necessidades e expectativas dos utentes, de forma a reforçar os laços de confiança e criar conhecimento e inovação, que vise a melhoria contínua dos serviços prestados.

O documento revela que a percepção dos utentes sobre o atendimento pelos diferentes grupos profissionais é "destacada como um ponto forte da instituição", com classificações de “Muito Bom” e “Bom” na sua maioria, assim como a clareza da informação transmitida pelos profissionais de saúde, utilidade e quantidade, indica ainda o comunicado.

Relativamente à privacidade no atendimento, cerca de 86% dos inquiridos atribui a esta dimensão uma classificação de “Muito Bom” e “Bom”, embora a análise das respostas abertas dos utentes identifique "alguns aspectos a melhorar no que se refere ao sigilo profissional, protecção da privacidade e confidencialidade", bem como fica patente a necessidade de evitar conversas entre profissionais e discussão de casos clínicos junto de outros utentes.

O silêncio nas enfermarias do CHL também foi questionado, estando patende no relatório que "foi um factor bastante valorizado pelos utentes e atesta a necessidade de o CHL continuar a apostar na sua promoção".

Cerca de 71% dos inquiridos atribuíram uma classificação de “Muito Bom” e “Bom” a este item, havendo cerca de 20% que o avaliou como “Satisfatório”.

No que concerne as instalações e respectiva limpeza, as avaliações de “Muito Bom” e “Bom” totalizam cerca de 89% das respostas obtidas, tendo, no entanto, a limpeza das instalações sanitárias sido referenciada como uma área a melhorar.

Quanto ao conforto, cerca de 82% classificou-o como “Muito Bom” e “Bom”, tendo sido, porém, registadas algumas sugestões de melhoria no que respeita ao conforto de camas, colchões e cadeirões, eventualmente relacionadas com 12,59% de respostas que avaliaram este item como “Satisfatório”.

A alimentação apresenta, maioritariamente, respostas com classificação de “Bom”. Contudo, nos aspectos relacionados com o horário, a variedade e apoio durante as refeições, verificou-se um número significativo de classificações de “Satisfatório”.

Sobre o item da roupa, embora avaliado sobretudo com as classificações de “Muito Bom” e “Bom”, foram atribuídas as classificações de “Satisfatório” por 9,49% dos inquiridos no que respeita à frequência de mudas, 7,8% relativamente à limpeza, e 12,78% no que respeita à qualidade da roupa.

"Estes resultados são muito positivos e permitem avaliar vários indicadores da nossa área de actuação, para assim podermos continuar a melhorar a nossa prestação diária de cuidados de saúde", adianta Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado na nota de imprensa.

A Comissão de Humanização procedeu, este ano, à desmaterialização do questionário de satisfação do utente internado, possibilitando também a resposta ao questionário online.

Todos os quartos de internamento do CHL têm um cartaz com um Código QR, que permite aos utentes detentores de smartphone a captura da imagem do código para responder ao questionário.

Não obstante, a versão em papel do questionário de satisfação continua disponível em todos os internamentos da instituição.