Desporto

A maior vitória de Anilton Júnior

18 dez 2015 00:00

Trabalhou na roça, tornou-se profissional aos 21 anos e hoje joga na União de Leiria

a-maior-vitoria-de-anilton-junior-2703

É um dos capitães, um líder dentro do campo e personifica como ninguém a segurança e o profissionalismo. Anilton Júnior tem sido fundamental para a época da equipa sénior de futebol da União de Leiria, que no próximo domingo, frente ao FC Crato (15 horas) pode garantir, desde já, um lugar na fase final do Campeonato de Portugal.

A vida deste atleta foi tomada a pulso. Nasceu num local remoto do Nordeste brasileiro e quando tinha a idade do actual parceiro no centro da defesa – Benny, de 19 anos – ainda nem sequer imaginava que um dia iria ser jogador profissional. No fundo, o sonho de qualquer miúdo daquele país.

Anilton Júnior vem de uma “família muito pobre”. Nasceu numa casa de palha, sem condições, e sendo o mais velho de cinco irmãos viu-se obrigado a auxiliar o pai e a mãe. Este era, de resto, o destino comum das crianças do Povoado Serrão, no limite norte do estado de Sergipe, colado ao rio São Francisco.

“A minha mãe tinha uma doença nos pés que a impedia de continuar a trabalhar e eu tinha mesmo de ajudar”, recorda o atleta. “O meu pai trabalhava na roça, no plantio de arroz, mandioca, batata, e eu ia com ele.” Uma vida “sofrida”, à chapa de um “sol muito quente” que lhe queimava a pele.

As provações eram muitas, mas como cultivava feijão e arroz, fome nunca passou. “Passámos dificuldades e podia faltar-nos roupa e calçado, mas não nos faltou comida”, sublinha Anilton. Também não tinha televisão e ia ver futebol em casa de um vizinho, “sem imaginar que um dia estaria no meio daqueles atletas profissionais”.

No povoado não havia água canalizada e tinham de a ir buscar ao rio, com baldes. A electricidade só corria nos fios durante nove horas por dia, entre as 13 e as 22 horas. “O que fazíamos à noite? Gostava de ficar na porta o ouvir os idosos a contarem histórias.”

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente