AUTÁRQUICAS 2021

Luizinho Leal concorre à Câmara de Óbidos pela CDU

22 jun 2021 16:45

Entre 1986 e 1989, foi vereador da Cultura nesta autarquia

luizinho-leal-concorre-a-camara-de-obidos-pela-cdu
Luizinho Leal
DR
Redacção/Agência Lusa

A CDU vai candidatar à Câmara de Óbidos, nas próximas eleições autárquicas, o professor aposentado Luizinho Leal, que defende um novo rumo de desenvolvimento social, cultural e económico para o concelho.

A indicação do cabeça de lista à Câmara Municipal de Óbidos, no distrito de Leiria, foi hoje anunciada pela Coordenação Distrital da Coligação Democrática Unitária (CDU), que integra o PCP e o Partido Ecologista “Os Verdes”.

Em comunicado, a distrital de Leiria da coligação afirma que a escolha reflecte “uma decisão que dá corpo à natureza unitária da CDU”, sendo “um contributo para perspectivar um novo rumo de desenvolvimento social, cultural e económico sustentado para o concelho de Óbidos”.

A candidatura, no concelho onde a CDU conta com apenas um eleito na Assembleia Municipal (AM), tem como objetivo “a afirmação de uma verdadeira alternativa política” e o reforço da votação, visando a coligação “garantir a eleição de um vereador na Câmara Municipal e o reforço do número de eleitos na AM”.

A par com o candidato à Câmara, a CDU indicou o nome da investigadora e actual eleita municipal Sílvia Maurício como candidata à Assembleia Municipal de Óbidos.

Luizinho Leal tem 66 anos e é natural de Serra d’El Rei, no concelho de Peniche.

É professor aposentado na área da educação musical, bacharel para o ensino da educação musical e mestre em Arte e Educação.

Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa, onde completou os cursos gerais de Composição e Canto, tirou o Bacharelato para ensino de educação musical na Escola Superior de Educação de Leiria e fez o mestrado em Arte e Educação, na Universidade Aberta.

Foi fundador e director artístico do Coro Alma Nova de Óbidos e integra o Coral Nascente de Olho Marinho, em Óbidos, o Coral Caldas da Rainha, a Academia de Música “Stella Maris” (de Peniche) e o “In Vita Musica” (Bombarral).

É mestre de coro nas paróquias de Óbidos e Peniche, dinamizador de projectos de atividades musicais no âmbito do ensino informal e realiza investigação ao nível da História Local, Política, Sociologia das Religiões, Arte e Cultura.

Entre 1986 e 1989 foi vereador da Cultura na Câmara de Óbidos.

No concelho de Óbidos, foram já anunciadas as candidaturas de Filipe Daniel (PSD), Paulo Gonçalves (PS) e João Paulo Cardoso (BE).

A Câmara de Óbidos é presidida pelo social-democrata Humberto Marques que, em meados de 2020, anunciou a intenção de não se recandidatar.

O executivo integra ainda três vereadores do PSD e três do PS.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.