Sociedade

Luís Lopes coordena gestão de fogos rurais na região Centro

3 jan 2019 00:00

Comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria nomeado pela AGIF.

luis-lopes-coordena-gestao-de-fogos-rurais-na-regiao-centro-9654

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria, Luís Lopes, foi nomeado para ser o coordenador regional da NUT II do Centro da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), pelo período de três anos, sendo o responsável pelas cinco sub-regiões criadas nas NUT III.

O despacho foi publicado em Diário da República (DR) no dia 31 de Dezembro, que justifica a escolha com o currículo do bombeiro, que concluiu recentemente o mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, na Universidade de Coimbra.

Luís Lopes exerceu a função de segundo comandante operacional distrital de Leiria, é formador externo da Escola Nacional de Bombeiros, desde 2003, e foi responsável pela criação e formação de um corpo de bombeiros no distrito de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, entre outras funções e cursos de formação realizados.

A AGIF, que foi criada por sugestão da Comissão Técnica Independente, tem como objectivo aproximar as estruturas envolvidas na prevenção e combate aos incêndios, de modo a “falarem a uma só linguagem” e “partilharem conhecimento”, explica ao JORNAL DE LEIRIA Luís Lopes.

O trabalho desenvolvido passa por “analisar o território e o histórico de incêndios”, assim como as “alterações da paisagem e o ordenamento do território”, entre outras. “Vamos trabalhar na redução das ignições, na alteração de comportamentos, na gestão de risco, entre outras questões, porque sabemos q

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ