Sociedade

Luís Ceiça, guardião do Mosteiro da Batalha há 37 anos

28 jan 2018 00:00

Funcionário considera o monumento como a sua própria casa

luis-ceica-guardiao-do-mosteiro-da-batalha-ha-37-anos-8019
Daniela Franco Sousa

Não consegue estar longe do Mosteiro da Batalha nem por poucos dias. Tornou-se funcionário do monumento há 37 anos, mas depressa passou a sentir aquele espaço como a sua própria casa. Falamos de Luís Ceiça, guardião do Mosteiro da Batalha.

Luís António Matias Ceiça nasceu na Batalha a 27 de Agosto de 1957. Foi o mais novo dos três filhos de uma doméstica e do proprietário de uma oficina de bicicletas. Os seus pais deram-lhe a oportunidade de estudar e Luís Ceiça fez o curso geral de mecânica na Escola Comercial e Industrial Domingos Sequeira, em Leiria.

Hoje, admite que poderia ter tirado maior proveito dos estudos, que se poderia ter esforçado mais. No entanto, reconhece também, que tinha nessa fase da juventude muitas outras actividades que o faziam dispersar a atenção. Uma delas era o futebol.

Entre outras formações, Luís Ceiça foi guardaredes no Grupo Desportivo da Batalha e numa equipa de Porto de Mós. Além disso, recorda, “era também grande amante de caça. Comecei a ir com o meu pai, aos 16 anos, e chegava a fazer 40 quilómetros por dia pelo Alentej

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ