AUTÁRQUICAS 2021

Luís Albuquerque mantém equipa e quer aumentar atractividade de Ourém

6 ago 2021 09:36

Apoio à natalidade é outra das prioridades da candidatura da coligação Ourém Sempre (PSD-CDS/PP).

luis-albuquerque-mantem-equipa-e-quer-aumentar-atractividade-de-ourem
Luís Albuquerque procura a eleição para um segundo mandado
DR

Diz a gíria futebolística, que Luís Albuquerque tão bem conhece, que “equipa que ganha, não se mexe”. Assim, o cabeça-de-lista à Câmara de Ourém pela coligação Ourém Sempre (PSD-CDS/PP) mantém os três vereadores que o acompanham neste mandato, nos três primeiros lugares da lista: Natálio Reis, Isabel Costa e Rui Vital. No quinto lugar surge Humberto Antunes, advogado e presidente da concelhia do PSD.

A equipa foi apresentada na terça-feira, numa sessão onde Luís Albuquerque apontou o apoio à natalidade como uma das prioridades para o próximo mandato, com a continuação do programa já existe, que já chegou a 750 famílias, a criação de um novo programa, que pretende apoiar a construção de creches, e a comparticipação de mensalidades das crianças que não estejam abrangidas pela Segurança Social.

O nosso programa para os próximos quatros anos tem como prioridade absoluta as pessoas”, afirmou Luís Albuquerque no seu discurso, no qual deixou a promessa de implementar “ benefícios fiscais e urbanísticos”, com o objectivo de “aumentar a atractividade do concelho”.

Em linha com essa meta, o candidato referiu a importância de, “a curto prazo”, alargar a cobertura de fibra óptica a “pelo menos 80%” do concelho, frisando do que se trata de uma infra-estrutura “decisiva” nos tempos que correm.

A sustentabilidade ambiental será outro dos eixos que, em caso de vitória, guiará a coligação Ourém Sempre, prometeu Luís Albuquerque, apontando a construção de mais ecovias e de um novo ecocentro na zona norte do concelho e a substituição de 18 mil luminárias de iluminação pública, por lâmpadas LED, como algumas das medidas previstas.

Sobre a equipa que o acompanha, Luís Albuquerque destacou a “experiência” e as “provas dadas nos seus percursos pessoais e profissionais fora da política”.

Neste ambiente de incerteza global, tem ainda mais valor para Ourém poder continuar a contar com um executivo que procura acertar o passo com a realidade, que não embarca em aventureirismos e inexperiência política”, afirmou o candidato.

No seu discurso, Luís Albuquerque fez também um balanço dos últimos quatro anos, considerando que o concelho “deu um salto qualitativo importantíssimo”, apesar de ter sido “um mandato particularmente difícil, tendo em conta a pandemia”.

Para exemplificar o que disse, referiu o aumento, em 13% da cobertura de saneamento básico no concelho, que está nos 60%, a conclusão do PDM, a redução da IMI e da derrama, a diminuição do endividamento em cerca de 5,5 milhões de euros e investimento concretizado, que rondou os “40 milhões de euros”.