Sociedade

Lixo de Itália vem para a Resilei, em Leiria, dizem moradores do Picheleiro

18 jun 2020 11:48

Denúncia pede intervenção da Câmara Municipal de Leiria

lixo-de-italia-vem-para-a-resilei-em-leiria-dizem-moradores-do-picheleiro
Aterro da Resilei em Leiria é gerido por privados
DR

Uma denúncia à vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, enviada por moradores do lugar do Picheleiro, refere que "nas últimas semanas têm chegado diariamente dezenas de contentores marítimos à Resilei", alegamente "parte de um total de 1200 contentores, com lixo proveniente de Itália".

De acordo com a queixa, "a capacidade de carga de cada contentor é de 28.670 quilos", logo "aproximadamente 34.000 toneladas de lixo", no total.

"É com enorme preocupação que eu e outros moradores constatamos a chegada destes contentores. Como é do vosso conhecimento já existe uma pressão enorme na bacia hidrográfica do ribeiro do Picheleiro causada pelo somatório dos impactos da Resilei, Valorlis, e aviários da Lusiaves. Existem recorrentemente derrames de lixiviados no emissário que passa paralelo ao ribeiro do picheleiro que são tão concentrados que matam toda a vegetação onde passam e se infiltram quer no solo quer na linha de água", lê-se na mensagem remetida ao Município. 

"Como é do vosso conhecimento a Resilei está preparada para a receção de resíduos não-perigosos. Achamos muito estranho que seja racional pagar o custo de um transporte marítimo, mais um transporte terrestre, mais o valor pago à Resilei para a admissão do mesmo. A nossa convicção é que não estejamos a falar de resíduos banais, mas sim de perigosos", apontam os habitantes do Picheleiro.

Lembram ainda que foi proibida pelo Ministério do Ambiente a entrada de resíduos em Portugal.

"Temos consciência que a Resilei é uma entidade privada mas entendemos que a Câmara Municipal de Leiria, enquanto órgão representante dos cidadãos deverá tomar as medidas que estiverem ao seu alcance para impedir este tipo de actos que prejudiquem o ambiente e consequentemente a qualidade de vida das populações", concluem.