Sociedade

Livro torna acessível a todos procedimentos a adoptar em caso de catástrofe

12 dez 2022 09:41

Publicação de obra em multi-formato está integrada na actividade "Informar para proteger”, desenvolvida no âmbito do plano de acção do CLDS 4G Leiria – Projecto Sentir o Território, a decorrer nas freguesias do norte do concelho de Leiria.

livro-torna-acessivel-a-todos-procedimentos-a-adoptar-em-caso-de-catastrofe
"As aventuras da raposa 4G" é um livro da autoria de Célia Sousa
DR

Intitulado As Aventuras da Raposa 4G, é mais uma obra em multi-formato editada pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria. A apresentação é este sábado.

Permitir o acesso de todos os cidadãos a informação útil sobre procedimentos a adoptar em caso de acidentes graves ou catástrofes é o propósito do livro As Aventuras da Raposa 4G, editado em vários formatos.

Com apresentação marcada para este sábado, dia 10, a obra resulta de uma parceria entre o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria com Projecto Sentir o Território, em execução nas freguesias do Norte do concelho de Leiria.

Uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria explica que o livro "reúne, num único exemplar, texto aumentado, braille e audio-descrição das ilustrações para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza".

Livro com código QR integrado

A obra tem também incluído um código QR, que remete para as versões áudio-livro (dramatizado com as diferentes personagens) e vídeo-livro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas, e "uma versão em 3D da personagem principal, para que as pessoas cegas a possam sentir, e um jogo em realidade virtual".

"Consideramos ter construído um importante material de trabalho, pedagógico e totalmente inclusivo, na área da prevenção no contexto da protecção civil, mas também ter um contributo pertinente no trabalho social, intervindo na igualdade e inclusão de todos e na divulgação das várias linguagens, desejando que venha a ser amplamente difundido e útil", afirma Célia Sousa, coordenadora do CRID, citada naquela nota de imprensa.

A publicação do livro está integrada na actividade "Informar para proteger”, desenvolvida no âmbito do plano de acção do CLDS 4G Leiria – Projecto Sentir o Território, cuja entidade coordenadora local é a ADASCO - Associação de Desenvolvimento e Apoio Social do Coimbrão e que decorre desde Março de 2020, com a duração de 36 meses.

Entre os vários materiais criados no âmbito do projecto está um guia prático de medidas de auto-protecção e folhetos informativos e inclusivos, o livro apresentou-se como um desafio para que fosse possível, de forma lúdica e pedagógica, difundir informação útil, necessária e inclusiva a crianças e jovens, com referência a personagens e locais do território com que se identificassem.