Sociedade

Livro Olá Burrito contribui para a construção de refúgio de animais em Porto de Mós

20 jan 2024 16:12

Autocarro alemão estaciona na vila

O conto infantil Olá Burrito da autoria do emigrante Herman Alves, com ilustrações de Angelina Pereira e edição e grafismo de Ernesto Matos, vai ser lançado esta segunda-feira, dia 22, pelas 15:30 horas, na Praceta Arménio Marques, na vila de Porto de Mós.

As verbas da venda do livro irão reverter para um refúgio de animais em vias de extinção, que está a ser construído na localidade de São Bento.

O livro, que conta ainda com o apoio do Município de Porto de Mós, está traduzido também em inglês e francês, e é o primeiro de uma compilação de nove volumes cheios de histórias de aventuras.

Esta obra "destaca alguns dos belíssimos lugares deste concelho, como é o caso das localidades de São Bento, Alvados e Alcaria, tendo como protagonistas um burrito encantador e o seu amigo Hermi, baseando-se nas aventuras de infância do autor, que cedo emigrou com os seus pais", refere uma nota de imprensa.

A Praceta Arménio Marques recebeu, em 2020, o primeiro de 25 murais de um projecto internacional de homenagem ao centenário de Amália Rodrigues, promovido pelo autor deste livro e de Breaking Stones, lançado em 2011.

O também empresário Herman Alves é natural do concelho de Porto de Mós, mas radicado há 55 anos no Canadá.

Doppellecker, autocarro de Berlim em Porto de Mós

É também neste local que estará ainda estacionado o Doppellecker, um autocarro de dois andares de 1959, que durante décadas transportou passageiros pelas ruas de Berlim.

O autocarro azul e branco, que tem agora como proprietários um casal de alemães, partiu de Berlim em direcção a Santiago de Compostela, tem tido depois diversas paragens por Portugal.

A última foi no Sítio da Nazaré, local onde conheceram Herman Alves, refere o comunicado.

O autocarro, transformado agora em café, servirá ainda de cenário para o lançamento do livro, onde estará disponível para venda durante toda a semana, pelo preço de cinco euros, havendo a possibilidade de encontros com o autor.

“O Doppellecker - nome que joga com as expressões alemãs quase homógrafas e homófonas para 'duplo deck' e “duplamente delicioso”-, exibe-se agora bem mais cómodo, com bancos de estofo vermelho dispostos frente a frente, muitas molduras nas paredes, candeeiros e caixas de música nas mesas e janelas, e louças coloridas, que vão diminuindo de tamanho para se ajustar ao gosto dos clientes, que, de França até Portugal, querem o café cada vez mais pequeno e a dose de açúcar cada vez maior”, lê-se na nota de imprensa.

O veículo foi obrigado a parar no Sítio, na Nazaré, devido a uma avaria técnica, o autocarro está agora a ser preparado para ficar estacionado na Vila Forte e terá como imagem de fundo o mural de homenagem ao centenário da Diva do Fado, a tão aclamada voz de Portugal, Amália Rodrigues.

"Durante uma semana, a partir do dia 22 deste mês, celebre a amizade no Novo Ano, saboreando um café ou degustando algo mais delicioso, no interior confortável e acolhedor ou na esplanada amovível", desafia a nota de imprensa.