Viver

Livro de Laura Esperança sobre a morcela de arroz apresentado na Feira de Leiria

13 mai 2022 10:31

Publicação da Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz - Leiria, com exemplares em braille

livro-de-laura-esperanca-sobre-a-morcela-de-arroz-apresentado-na-feira-de-leiria

A apresentação do livro À Volta da Morcela de Arroz de Leiria, da autoria de Laura Esperança, está agendada para o dia 21 de Maio, às 16 horas, na Praça da Gastronomia – Espaço Leiria Cozinha, no recinto da Feira de Leiria.

A edição, da Hora de Ler, inclui prefácio de José Marques da Cruz, posfácio de Mapone – Manuel Poças das Neves e conclusão baseada num texto do cardeal e poeta José Tolentino de Mendonça, com o título O Sabor das Origens.

É uma publicação da Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz - Leiria, também com exemplares em preto e braille (Biblioteca da Presidência da República, Biblioteca da Assembleia da República, ACAPO – Delegação de Leiria, Turismo Centro de Portugal, Biblioteca José Saramago / CRID e Biblioteca Afonso Lopes Vieira).

“A morcela de arroz é um produto tradicional da nossa região, enraizado na nossa cultura, desde há muitos anos e, por isso, revela em si tradições e costumes de uma gente que por cá passou e deixou o seu legado”, refere uma nota de divulgação.

“A morcela de arroz da Alta Estremadura – Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós - ou, simplesmente, a morcela de arroz de Leiria são uma única iguaria, porém, com fabricos e paladares muito diversificados. É cada vez mais apreciada e apresentada como o ícone gastronómico de referência desta região, quando falamos ou escrevemos sobre gastronomia regional da Alta Estremadura”, lê-se no comunicado.

Na sua receita padrão, é um tipo de enchido com tripa fresca de origem animal, recheada com uma massa feita com arroz, sangue de suíno, gordura e/ou carne de suíno, cebola, salsa, sal, especiarias e sujeita a uma cozedura.