Sociedade

Livre aposta em jovem de Caldas da Rainha para cabeça-de-lista por Leiria nas legislativas

13 dez 2023 14:07

Trabalhadora-estudante, Inês Pires, de 28 anos, foi escolhida através do processo de primárias no partido, que contou com mais três candidatos.

livre-aposta-em-jovem-de-caldas-da-rainha-para-cabeca-de-lista-por-leiria-nas-legislativas
Inês Pires estuda Ciências Farmacêuticas e trabalha em contabilidade
DR

Inês Pires, trabalhadora-estudante, de 28 anos, irá encabeçar a lista do Livre no distrito de Leiria, nas eleições legislativas de 10 de Março.

A escolha resultou do processo de primárias, realizadas pelo partido, que foram ganhas pela jovem de Caldas da Rainha, que integra a direcção distrital do Livre, onde é co-coordenadora do círculo temático Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Pedro Miguel Santos, natural da Nazaré, José Carlos de Sousa, de Leiria, e Paulo Carreira, de Porto de Mós, foram os outros concorrentes às primárias do Livre no distrito.

Formada em Bioquímica e Biologia Celular e Molecular pela Universidade do Porto, Inês Pires está agora a estudar Ciências Farmacêuticas na Universidade de Lisboa e trabalha em contabilidade

Na apresentação que fez como candidata às primárias, a jovem conta que começou a interessar-me por política “devido ao seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais progressista e livre, na promoção da igualdade e tolerância e no respeito pelo planeta e pelos seus limites.

Inês Pires explica que se candidatou por “não desistir de lutar por um país mais tolerante, justo e livre, em que cada um pode amar e ser quem é, seguir os seus sonhos e realizar-se”, no quala natureza e os seus limites são respeitados”, e “com futuro para os seus jovens”, através do combate às alterações climáticas e da transição para um modelo económico sustentável.

A candidata aponta, aliás, a crise climática como “o maior desafio” da sua geração. “É urgente acelerar a transição energética, garantindo, simultaneamente, a justiça social e a conservação dos nossos ecossistemas”, afirma, considerando que é preciso mais ambição nas políticas de mobilidade, investindo fortemente” em transportes públicos.

Inês Pires considera também “fundamental” o combate às desigualdades sociais e de acesso a serviços como a educação e saúde, bem como ao “aumento do ódio contra minorias, impulsionada por movimentos populistas de extrema direita que se alimentam do medo”.

São vários os desafios que temos pela frente, e que apenas conseguirão ser ultrapassados com o contributo de todos que acreditam que é possível um futuro mais sustentável, justo e tolerante. Eu acredito”, conclui a candidata.