Saúde

Lions Pombal promove campanha de diagnóstico precoce da diabetes

13 nov 2019 11:29

Acções decorrem amanhã, 14 de Novembro, Dia Internacional da Diabetes

lions-pombal-promove-campanha-de-diagnostico-precoce-da-diabetes
Iniciativa será gratuita
DR

Amanhã, dia 14 de Novembro, Dia Internacional da Diabetes, o Lions Clube de Pombal - Marquês de Pombal, em parceria com o Laboratório Torres de Pombal, vai desenvolver uma campanha de diagnóstico precoce da diabetes, a realizar nas instalações daquele laboratório e na Clinica Klinikum da Guia.

Esta acção surge no âmbito da sensibilização para uma pandemia como a diabetes que "é uma doença do metabolismo, isto é, a forma como o nosso corpo usa os alimentos digeridos e fundamentais para o crescimento e produção de energia. Uma em quatro pessoas não sabem que são diabéticos!", salienta o Lions Clube.

"Nas pessoas diabéticas o açúcar no sangue sobe (hiperglicémia) e em situações prolongadas de açúcar elevado no sangue, podem surgir: retinopatia diabética, que pode levar à cegueira e ainda à formação de cataratas. O rim pode também ficar afectado, bem como o coração e o cérebro e instalarem-se os acidentes vasculares cerebrais (AVCs)", prossegue o Lions Clube de Pombal.

Assim sendo, "o diagnóstico precoce da diabetes é a melhor forma de evitar as complicações da diabetes". A partir daí, há que dar cumprimento à toma da medicação, seguir a dieta adequada e praticar o exercício físico, remata a mesma fonte.

"Convidamos a população a participar nesta iniciativa que é gratuita e aberta a todos os que quiserem participar", salientam os organizadores do evento.