Sociedade

Limpeza da floresta: Região tem 35 freguesias prioritárias

29 mar 2022 10:00

A limpeza de terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais terá de ser feita até 30 de Abril. A fiscalização decorrerá entre 1 e 31 de Maio.

limpeza-da-floresta-regiao-tem-35-freguesias-prioritarias
Fiscalização vai começar no início de Maio
Ricardo Graça

Das 1.001 freguesias prioritárias para fiscalização da gestão de combustível, identificadas, este ano, pelo Governo, 35 são na região (29 no distrito e seis no concelhio de Ourém). Não há qualquer alteração em relação ao ano anterior, mantendo-se os mesmos número e freguesias identificadas. A nível nacional, há menos uma do que em 2021.

A identificação destas freguesias prioritárias permite “uma eficiente utilização dos recursos humanos e técnicos das entidades envolvidas na fiscalização do cumprimento das regras de limpeza dos terrenos, numa dimensão territorial que excede os 6 milhões de hectares”, realça um comunicado conjunto dos ministérios da Administração Interna e do Ambiente e Acção Climática.

O despacho governamental, publicado na semana passada em Diário da República, ressalva, no entanto, que o estabelecimento destas prioridades “não isenta os agentes fiscalizadores de avaliar o cumprimento de todas as regras previstas legalmente, não limitando a fiscalização às áreas e períodos referidos”.

Este ano, a limpeza de terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais terá de ser feita até 30 de Abril já que o prazo para a fiscalização decorrerá entre 1 e 31 de Maio. No ano passado, houve uma prorrogação do período de limpeza até ao final de maio, devido à situação pandémica e às chuvas abundantes de Fevereiro que permitiram manter a humidade dos solos.

Porto de Mós e Ourém são, na região, os concelhos com mais freguesias abrangidas (seis cada), seguindo-se Pombal, com cinco, e Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, ambas com quatro.

 

Lista de freguesias prioritárias no distrito de Leiria

Alvaiázere: Almoster, Alvaiázere, Maçãs de Dona Maria e Pelmá.

Ansião: Pousaflores.

Batalha: São Mamede.

Castanheira de Pera: União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral.

Figueiró dos Vinhos: Aguda, Arega, Campelo e União das Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas.

Leiria: Bidoeira de Cima e União das Freguesias de Colmeias e Memória.

Nazaré: Nazaré e Valado dos Frades.

Pedrógão Grande: Graça, Pedrógão Grande e Vila Facaia.

Pombal: Abiul, Almagreira, Carnide, União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze e Vila Cã.

Porto de Mós: Alqueidão da Serra, Mira de Aire, São Bento, Serro Ventoso, União das Freguesias de Alvados e Alcaria e União das Freguesias de Arrimal e Mendiga.

Ourém (distrito de Santarém): Espite, Fátima, União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, União das Freguesias de Matas e Cercal, União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos