Viver

Lídia Jorge à conversa na Arquivo sobre o livro Misericórdia

18 nov 2022 14:45

A escritora tem encontro marcado com os leitores, em Leiria, para falar do mais recente romance

lidia-jorge-a-conversa-na-arquivo-sobre-o-livro-misericordia
A autora de A Costa dos Murmúrios nasceu em 1946, no Algarve
Luis da Cruz

Editado em Outubro, Misericórdia é um romance escrito por Lídia Jorge após o falecimento da mãe e centra-se no diário do último ano de vida de uma mulher.

Lídia Jorge vai estar em Leiria, à conversa com os leitores, no próximo dia 23 de Novembro, na livraria Arquivo, depois das 18:30 horas.

“A minha mãe pediu-me várias vezes para escrever um livro que se chamasse Misericórdia, porque ela achava que havia um desentendimento, no tratamento das pessoas, achava que as pessoas procuravam ser amadas, mas não as entendiam”, explicou a autora, numa entrevista.

“É um livro sobre a vida, absolutamente; sobre o esplendor da vida que acontece quando as pessoas estão para partir, foi isso que eu verifiquei – os actos de resistência magníficos, que as pessoas têm no fim da vida”.

Em 2020, Lídia Jorge foi distinguida com o Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, de Literatura em Línguas Românicas.

Nascida em 1946, no Algarve, escreveu O Dia dos Prodígios, A Costa dos Murmúrios, Combateremos a Sombra, e, mais recentemente, Os Memoráveis e Estuário, entre muitas outras obras.

Venceu o Grande Prémio de Literatura dst (2019), o Prémio Vergílio Ferreira (2015), o Prémio Luso-Espanhol de Cultura (2014), o Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d'Escritas (2002), o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia (2000) e o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus (1998).