Viver

Lentriscas em castelo | Rotunda Mar - A história imperdível que só o Vítor sabe contar

16 set 2023 11:05

É exatamente a simplicidade e a frescura do peixe que tornam o Rotunda uma experiência gastronómica indispensável

A adolescência, essa fase da vida repleta de experiências e memórias marcantes, tem o poder de esculpir a pessoa que nos tornamos ao longo dos anos. Para a geração com mais de 40 anos, uma dessas recordações indeléveis é a Praia do Pedrogão, um local que desempenhou um papel significativo nas suas vidas jovens. Muitos dos meus amigos ainda se aventuram em viagens nostálgicas que os transportam de volta aos momentos vividos nesse lugar especial. Foi numa dessas visitas que tive a oportunidade de explorar o restaurante que vamos abordar esta semana no Lentriscas em Castelo.

Quando se trata dos meus restaurantes preferidos, tenho uma queda por aqueles que se destacam pela qualidade dos produtos, sem complicações desnecessárias. Afinal, os artifícios pertencem ao circo, não aos restaurantes. É exatamente essa simplicidade e a frescura do peixe que tornam o Rotunda uma experiência gastronómica indispensável.

Vítor, um empresário da restauração com mais de 44 anos de experiência no ramo. Ele entregou-se a esta área desde que regressou do serviço militar. A sua filosofia neste negócio está focada em obter o melhor peixe possível e prepará-lo na grelha, frito ou ao sal. Um dos pratos que me vem à mente é o incomparável robalo ao sal, acompanhado por um arroz de grelos divinal... um prato imperdível que requer reserva antecipada.

No nosso almoço, deleitamo-nos com uma suculenta garoupa no ponto perfeito de grelha e sal. Em seguida, pedimos um sargo frito. Este foi preparado de forma impecável, resultando numa fritura estaladiça que envolvia uma carne delicada e untuosa, com sabor a mar. O sargo frito foi servido com o famoso arroz de grelos, uma das especialidades do Rotunda Mar. Este arroz, proveniente do antigo restaurante do Vítor, o Praia Nova, é um verdadeiro deleite para os sentidos: o arroz solto, cozinhado na perfeição, é complementado pelos grelos frescos, criando uma explosão de sabores que se harmonizam perfeitamente com o sargo frito.

Tivemos uma refeição impecável com o Vítor. Com ele, somos sempre surpreendidos pelas histórias mais incríveis, que ficarão, como sempre, em segredo, pois só o Vítor sabe contá-las assim...

A energia e vitalidade deste jovem de 66 anos fazem-me acreditar que o encontraremos a “destrocar” cenário ao mais alto nível junto dos seus clientes pelo menos por mais 44 anos.