Viver

Lentriscas em Castelo | Restaurante Selva do Lena, 43 anos de excelência na culinária leiriense

18 nov 2023 17:23

Trata-se, pois, de uma «cozinha de conforto» propiciadora de experiências gastronómicas que fazem os clientes sentirem-se em casa

Henriqueta Machado é uma figura emblemática da gastronomia de Leiria e as suas frequentes incursões no mercado local são o cerne do icónico "Selva do Lena". Com esmero e sabedoria, escolhe os melhores vegetais, carnes e peixes, estabelecendo relações de confiança com fornecedores que partilham o seu compromisso inabalável com a qualidade. Essa dedicação traduz-se numa culinária profundamente enraizada em tradições familiares. Trata-se, pois, de uma «cozinha de conforto» propiciadora de experiências gastronómicas que fazem os clientes sentirem-se em casa.

No restaurante, a diversidade do menu é a expressão da paixão e do respeito pela tradição. Aqui, os comensais podem saborear do clássico "Bife à Casa" a pratos mais requintados, como o "Cabrito à Selva". Destacam-se os "Camarões Tigres com Açorda de Gambas", o "Arroz de Garoupa" e o "Arroz de Lagosta" que realçam os sabores do mar e dos produtos locais. Os peixes grelhados e fritos com arroz de grelos também são uma especialidade que celebra a autenticidade da cozinha. E, em qualquer época do ano, podemos desfrutar de pratos como o "Bacalhau Assado", os Medalhões de Vitela" e a “Cabidela”, esta última considerada a melhor da cidade por um amigo gastrónomo durante a nossa visita, onde provámos os medalhões de vitela que estavam de cortar à colher. Por sua vez, as sobremesas são caseiras e muito bem executadas, sendo a mousse de prova obrigatória.

A história do "Selva do Lena" iniciou há mais de quatro décadas. Na verdade, o restaurante teve as suas raízes num modesto restaurante em Mourã, cujo acesso nem sequer era pavimentado. Após o casamento, João de Sousa Antunes e a esposa lançaram-se na concretização duma ideia dos seus tempos de emigrante nos EUA, onde chegou a jogar bilhar com Clint Eastwood: tornar o espaço no primeiro Hard Rock Café de Portugal. Mas a vida trouxe desafios significativos a Henriqueta, incluindo a doença e a perda do marido, que a deixou a cuidar dos filhos e a gerir o restaurante. O sonho do Hard Rock Café teve, então, de ser abandonado. Contudo, esta má experiência moldou a sua determinação e aprofundou o seu compromisso em preservar o legado que ambos construíram.

Em suma, o "Selva do Lena" e Henriqueta Machado fundem-se numa jornada extraordinária de persistência e dedicação. O restaurante é mais do que um local meramente físico, é o espaço onde a excelência da gastronomia tradicional e a vida de uma senhora se entrelaçam em histórias contadas através do sabor das estações, com o mercado local como fonte inesgotável de inspiração e qualidade.