Viver

Lentriscas em Castelo | Restaurante O Rito, templo de sabores e saberes do passado

12 nov 2023 09:24

Restaurantes como “O Rito” são bastiões de algo que não se devia perder, caminhos para o que é a verdadeira gastronomia, restaurantes que nos ensinam a comer

Pouco passa das 7 da manhã quando Maria Amélia, uma jovem de 78 anos, acende os fornos a lenha. Esta rotina de há quase 50 anos, n’ “O Rito”, em Alqueidão, Ourém, revela, desde logo, um compromisso difícil de igualar. Basta falar alguns minutos com esta Senhora para compreender que a cozinha gloriosa, precisa e sofisticada que o restaurante oferece é uma extensão dela própria e da sua herança culinária: uma cadeia de conhecimento sobre saberes e sabores passados de mãe para filha, um património imaterial da cozinha da região. Na verdade, restaurantes como “O Rito” são bastiões de algo que não se devia perder, caminhos para o que é a verdadeira gastronomia, restaurantes que nos ensinam a comer.

Por sua vez, Bruno Rito, a imagem da casa, encarna a paixão e o respeito pelas raízes do seu restaurante. O Bruno demonstra grande sensibilidade e conhecimento sobre a essência da culinária portuguesa. A sua visão sobre gastronomia e vinhos é de grande modernidade: conectado com o presente, respeita o passado e a cultura da sua região. Assim, manteve os traços originais do restaurante, mas idealizou uma garrafeira muito bonita onde nos podemos perder. Com um anfitrião deste nível, até o próprio vinho casa é um dos mais cuidados que conheço.

Em sintonia, a oferta gastronómica apresenta as melhores versões de qualquer prato tradicional que possamos provar: o cozido, o arroz de pato, as frituras, irrepreensíveis, acompanhadas por um arroz de grelos maravilhoso, enquanto os grelhados primam pela qualidade de um produto respeitado pela mão sábia da Dona Bia, a guardiã desta arte há 40 anos.

Provámos a molhanga, uma receita de aproveitamento da avó do Bruno, símbolo da importância da sazonalidade. A sua deliciosa frugalidade revela um jogo de texturas que é um paraíso no palato, sendo acompanhada com primor pelo chouriço de receita própria. Depois, existe "O Caldo de Garoupa", que, só por si, merece a viagem! Um prato sublime, do melhor que já provei! É alta gastronomia, uma verdadeira expressão da pureza dos ingredientes, o refinar da simplicidade.

“O Rito” é, sem dúvida, um testemunho da tradição, da dedicação e do amor à culinária que transcende gerações. É um lugar onde o conhecimento e a dedicação são os ingredientes que tornam perfeita cada refeição. Nele, o passado encontra o presente no olhar de uma mãe e do seu filho. Esta simbiose é a casa onde os sabores autênticos nos fazem viajar no tempo e preservam a memória de um marido, o legado de um pai.