Viver

Lentriscas em castelo | Pátio da Fuscata: um achado nas Cortes

22 jul 2023 09:31

Há algo de especial em descobrir um tesouro gastronómico fora do circuito turístico

Há algo de especial em descobrir um tesouro gastronómico fora do circuito turístico. E foi exatamente isso que encontrámos no Pátio da Fuscata, um restaurante discreto situado nas Cortes, perto de Leiria.

Assim que chegámos, fomos recebidos pelo Nuno, atual gerente e filho dos donos, que nos contou a história do restaurante. Aberto na década de 90, o Pátio da Fuscata é um espaço familiar que serve apenas almoços de segunda a sexta-feira. Contudo, não se deixem enganar, essa limitação não é sinal de falta de qualidade ou comprometimento com a cozinha, muito pelo contrário, cada vez mais a especialização em certos pratos ou matérias-primas permite melhorar a frescura dos alimentos e a qualidade da confeção, aqui sacrifica-se a diversidade em prol da qualidade.

Os pratos da casa são fixos e servidos ao longo da semana. Destacam-se o delicioso Galo à quarta-feira, que me fez lembrar a comida da minha avó, e o reconfortante Cozido à quinta-feira, um prato que dispensa apresentações. Mas se não estiverem no mood para os pratos do dia, podem optar pelos grelhados, acompanhados por batatas fritas caseiras que são incontornáveis na nossa escolha de restaurantes no Lentriscas em Castelo.

O que mais me surpreendeu, além da qualidade geral da refeição, foi a generosidade das porções. Esta comida de tacho bem confecionada evoca-me as refeições que se serviam antigamente, quando os preços eram mais acessíveis e a quantidade era valorizada. O Nuno aconselhou-nos uma visita para provar a fritada de entrecosto às sextas-feiras. Este prato está a pouco a pouco a trilhar o seu caminho para se tornar num dos clássicos da casa. Segundo o proprietário, além de ser um prato de cariz muito regional pois a sua confeção difere da fritada tradicional, aqui o entrecosto confere-lhe um sabor peculiar e uma textura inigualável. Vale a pena experimentar!

O ambiente do Pátio da Fuscata é acolhedor e descontraído, com uma decoração simples e rústica que não distrai a atenção daquilo que realmente importa: a comida. E, claro, a atenção dedicada aos clientes pelo Nuno e sua equipa.

Se procuras um restaurante fora do circuito turístico, com comida caseira, generosa e saborosa, o Pátio da Fuscata é o teu lugar. E se forem leirienses e ainda não conhecem este espaço, não percam mais tempo e agendem uma visita. Quem sabe se não se tornam regulares e ajudam escrever a história deste achado gastronómico escondido nas Cortes?