Viver

Lentriscas em castelo | Nomade – pizarria sustentável com vista para o mar das Paredes

17 set 2023 11:00

Este projeto é uma expressão de ideais românticos num mundo gastronómico muitas vezes dominado por convenções

A pizzaria Nomade Comida Sustentável, fundada por Gustavo Belo e Sarah Macedo, é o resultado de uma jornada culinária ímpar que culminou num conceito único e sustentável. A trajetória do chef é marcada por uma paixão inquebrável pela culinária e uma busca incansável por conhecimento. Desde os 16 anos que está ligado à cozinha, inicialmente em negócios familiares. Mais tarde, já com 21 anos, abriu um snack-bar em Fátima. Aos 27 anos, veio para Leiria dar continuidade ao já estabelecido Malagueta Afrodisíaca, abrindo mais tarde a Hamburgueria Bem Feito. Estes foram os seus dois últimos negócios até que, nas palavras do próprio, entrou em burnout. Decidiu que não queria ter o fardo de ser o dono de um negócio, encetando então o seu período “nómada”, a viver numa autocaravana, o que lhe deu a oportunidade de trabalhar em alguns dos mais conceituados restaurantes do país, como o prestigiado Areias do Seixo e o Cavalariça na Comporta, onde aprendeu com talentosos chefs e se inspirou na cozinha concetual e sustentável. Contudo, foi durante um período de quarentena que a ideia da Nomade começou a tomar forma.

A filosofia Nomade Comida Sustentável é uma declaração de amor à natureza e ao respeito pelo meio ambiente. Ao gerar a sua própria eletricidade através de painéis solares, o estabelecimento almeja a autossuficiência e a responsabilidade ambiental.

A oferta gastronómica da pizzaria passa por seis variedades diferentes que garantem opções para todos os gostos, desde a tradicional Margherita, até outras mais arrojadas de queijo de cabra, mel e nozes ou de burrata, nozes e queijo da ilha. Cada pizza é preparada com o máximo cuidado, com massa de fermentação lenta de 48 horas, preparada com farinha italiana 00 e fermento biológico, resultando em textura e sabor incomparáveis.

Os coquetéis, os sumos de frutas naturais, os ice teas e as sangrias são produzidos pelos próprios, constituindo mais um dos caminhos que garantem autenticidade.

A encerrar a refeição, a doçura e a satisfação de uma tarte basca, de muffins de banana com Nutella e do açaí.

Este projeto é uma expressão de ideais românticos num mundo gastronómico muitas vezes dominado por convenções. A coragem de criar um conceito diferente e sustentável, a dificuldade em construir esse projeto independente e a busca constante por liberdade culinária são características que elevam a Nomade a um patamar especial na culinária local. E tudo isto com vista para o mar...