Viver

Lentriscas em Castelo | Brisamar: uma fresca e saborosa viagem ao lar da família Simões

1 out 2023 11:43

O menu do Brisamar celebra os produtos do mar, com o peixe a assumir o papel principal

Na pitoresca vila costeira de São Pedro de Moel, ergue-se um verdadeiro santuário para os amantes da gastronomia: o emblemático Restaurante Brisamar. A calorosa hospitalidade e a atenção meticulosa de Miguel e Álvaro Simões transformam cada visita num momento especial. A dedicação em fazer com que os comensais se sintam em casa é parte integrante do encanto do restaurante, sendo o complemento ideal para a perícia culinária de Ilda Simões.

cipaO menu do Brisamar celebra os produtos do mar, com o peixe a assumir o papel prinl. A espetada de peixe premiada é um testemunho da consistência e da excelência culinária deste restaurante, contudo, a joia da coroa gastronómica é a cataplana, que transcende (e muito!) a mera combinação de peixes de alta qualidade. Este prato apresenta, também, um casamento harmonioso entre legumes refogados e fruta, criando um equilíbrio surpreendente.


A aventura inicia com uma entrada de camarões sugerida pelo Álvaro. Carnudos e suaves, mergulhados num molho habilmente equilibrado, esses camarões oferecem uma abertura marcante para a experiência que está prestes a desdobrar-se.

Como já disse, o prato estelar deste banquete culinário é, sem dúvida, a cataplana: uma sinfonia visual de peixes da mais alta qualidade. Pargo, robalo, tamboril e amêijoas reais unem-se numa dança de sabores perfeitamente orquestrada, onde o molho enriquecido com toques de fruta acrescenta uma camada adicional de magia. Cada garfada é uma explosão de sabores, um verdadeiro arrebatamento sensorial onde a chef Ilda Simões nos leva a viajar através dos mares e das terras que inspiraram esta obra-prima culinária.

A refeição é selada com "pijama de doces", numa celebração de tudo o que é delicioso. Destaca-se deste desfile um tiramisu muito leve e um cheesecake que é uma suave carícia de indulgência.

Tudo termina com um toque teatral adicionado pelo Álvaro. O seu espetáculo é uma representação simbólica da paixão e energia que a família Simões dedica à culinária. Ao celebrar 45 anos de história, o Brisamar não apenas homenageia o seu passado, mas também encara o futuro com inovação e coragem. Cada aspeto deste restaurante (a cozinha precisa da Ilda, o acolhimento e simpatia do Álvaro e do Miguel…) contribui para criar uma experiência que vai além da mera refeição: é uma viagem de descoberta e encantamento ao lar da família Simões.