Sociedade

Leiria tem os piores rácios de médicos e enfermeiros

27 abr 2018 00:00

“O número de utentes do distrito sem médico de família atribuído é um dos mais altos da zona Centro.”

leiria-tem-os-piores-racios-de-medicos-e-enfermeiros-8566

“Existem cerca de 1900 enfermeiros no distrito de Leiria. A OCDE define que o ideal são nove enfermeiros para cada 1000 habitantes. A média em Portugal é de 6,58. Somos o distrito do País com menor número de enfermeiros, com 4,5 por 1000 habitantes.”

O alerta foi deixado por João Morais, enfermeiro do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e presidente do Conselho Fiscal da Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros, durante o debate O Estado da saúde no concelho de Leiria, organizado pelo PSD e pela JSD da Concelhia de Leiria, na sexta-feira.

Para João Morais, a falta de enfermeiros traduz-se “na menor qualidade dos cuidados de enfermagem, crescimento da mortalidade dos doentes internados, na existência de erros na medicação, e no aumento e de infecções associadas aos cuidados de saúde”.

O especialista sublinhou que “por cada euro investido em enfermagem, há um retorno de nove euros”, pelo que considera que não há poupança quando se opta pela não contratação de enfermeiros.

Já Carlos Cortes, presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, informou que “oficialmente existem 148 médicos no Pinhal Litoral e metade vai-se reformar at&e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ