Economia

Leiria Sobre Rodas expõe único Porsche Carrera 6 no País

15 set 2018 00:00

Didier Auriol vai estar presente no evento, que se realiza entre 20 e 23 de Setembro

leiria-sobre-rodas-expoe-unico-porsche-carrera-6-no-pais-9233

Os motores do Leiria Sobre Rodas já se estão a preparar para o evento que se realiza entre os dias 20 e 23 de Setembro no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa e toda a zona desportiva envolvente.

Esperando receber mais de 50 mil visitantes, a organização anunciou que em exposição estarão cerca de 450 automóveis, entre os quais um Porsche Carrera 6, único exemplar existente em Portugal e que foi recentemente adquirido por um coleccionador.

"As motos também vão estar em força no Leiria Sobre Rodas", que vai assinalar os 151 anos da PSP com a "maior exposição de sempre", refere o vereador da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, adiando que a mostra da polícia contempla cerca de 40 veículos de todas as valências da PSP, entre os quais blindados e até um barco. Outra novidade será uma exposição que retrata os 40 anos de veículos monolugares.

A grande novidade deste ano é o aumento da área do evento. Gonçalo Lopes explica que o Leiria Sobre Rodas vai delimitar toda a zona desportiva junto ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, ocupando-se os vários estacionamentos com diferentes iniciativas, assim como o interior do estádio.

Com a internacionalização no horizonte, Gonçalo Lopes afirma que "este é já um evento cada vez mais nacional". "A presença dos pilotos estrangeiros é importante para a consolidação da marca. Hoje já temos pessoas de Espanha e das ilhas a virem de propósito ao evento”.

O vereador adianta que de um investimento de 100 mil euros espera uma receita de bilheteira de cerca de 80 mil euros, mas o retorno financeiro do evento pode ultrapassar 1,5 milhões de euros, números alcançados na edição anterior, que inclui a restauração, hotelaria, transações.

"O Leiria Sobre Rodas não é um evento só de lazer e prazer, pois tem também uma forte componente económica", sublinha, lembrando que várias marcas automóveis estarão representadas no local, possibilitando test drive aos visitantes, com vista a eventuais operações comerciais.

Presente na edição deste ano está o campeão mundial de ralis Didier Auriol. A realizar algumas manobras no espaço MotorShow estarão ainda o tricampeão de ralis de Portugal Ricardo Moura e o campeão de velocidades dos anos 80 Joaquim Santos, assim como os pilotos leirienses Ricardo Porém, Valter Gomes e Ramiro Fernandes.

"Serão 70 automóveis em competição, com pilotos de várias gerações. De manhã à noite haverá sempre veículos em pista a fazer manobras", anunciou um dos organizadores, Filipe Vasconcelos.

O programa integra ainda espectáculos aéreos e de drift, um trial de bicicletas e motos, passeios de vespas, veículos clássicos e de bicicletas. O Instituto Politécnico de Leiria é um dos parceiros e será responsável pela conferência Indústria Automóvel em Portugal, cujos oradores irão abordar temas como a indústria na região, o impacto da indústria automóvel a nível nacional e o surgimento da Auto-Europa em Portugal.