Saúde

Leiria sob aviso laranja de temperatura alta até quarta-feira

21 ago 2023 08:44

As actividades físicas, ao ar livre, nos períodos de maior calor são desaconselhadas

leiria-sob-aviso-laranja-de-temperatura-alta-ate-quarta-feira
Ao todo, são 14 distritos de Portugal continental que vão estar sob aviso laranja até quarta-feira
Fotografia: Freepik

O território do distrito de Leiria está sob aviso laranja de tempo quente desde as 12 horas de amanhã, terça-feira, e as 18 horas de quarta-feira, devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ao todo, são 14 distritos de Portugal continental que vão estar sob aviso laranja até quarta-feira.

Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre entraram hoje em aviso laranja à 1 hora e os distritos de Viseu, Vila Real, Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga erntram amanhã, terça-feira.

O aviso laranja, o segundo mais elevado, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Esperam-se temperaturas acima dos 40.º C para estes distritos, o que poderá causar impacto na saúde e na segurança, nomeadamente, em zonas arborizadas com espécies com elevado risco de propagação de fogo, como o eucalipto.

Nos próximos dias, estão proibidas todas as actividades que possam criar chamas ou faíscas, o que inclui trabalhos com máquinas ou churrascos/sardinhas nos territórios sob aviso.

As actividades físicas, ao ar livre, nos períodos de maior calor são também desaconselhadas.

Para prevenir problemas de saúde, em especial nos mais novos, idosos e em pessoas com doenças crónicas aconselha-se a hidratação com água.