Sociedade

Leiria reclama reforço de efectivos das forças de segurança

19 nov 2022 11:33

Tomada de posição do Conselho Municipal de Segurança de Leiria, que pede também a melhora das condições de trabalho da PSP e da GNR.

leiria-reclama-reforco-de-efectivos-das-forcas-de-seguranca
Pedidos mais elementos para a PSP e para a GNR
Ricardo Graça

O "incremento do número de ocorrências no período pós-pandémico" leva o Conselho Municipal de Segurança de Leiria a reclamar o reforço do número de efectivos da GNR e da PSP a actuar no concelho.

A reivindicação saiu da reunião deste organismo, que junta representantes de quase duas dezenas de entidades, realizada esta sexta-feira.

Segundo um comunicado emitido pela Câmara de Leiria, foi manifestada "expressamente a necessidade de incremento de efectivo das forças de segurança", bem como da "melhoria das condições dos militares e agentes" no que respeita a instalações e equipamentos.

"Das intervenções das forças de segurança, ficou evidente um incremento do número de ocorrências no período pós-pandémico, de diversa índole, mas também a redução de recursos, nomeadamente do efetivo da GNR e PSP", pode ler-se no comunicado, que dá também eco do reconhecimento do "forte empenhamento dos militares e agentes" feito pelo Conselho Municipal de Segurança.

Na reunião desta sexta-feira foram analisados, entre outros, dados da criminalidade, sinistralidade rodoviária, alargamento do sistema de vídeo-vigilância e diagnóstico social do concelho.

 

O que é o Conselho Municipal de Segurança?

No Conselho Municipal de Segurança têm assento representantes da Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas e Uniões de Freguesia, Ministério Público, GNR, PSP, PJ, SEF, Corporações de Bombeiros, Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência do Distrito, Diocese de Leiria/Fátima, Segurança Social, Serviço de Reinserção Social, Federação das Associações Juvenis, Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Nerlei, Acilis e União de Sindicatos do Distrito.

Entre as competências do Conselho estão, entre outras, a emissão de pareceres sobre temas como a evolução dos níveis de criminalidade na área do Município, o dispositivo legal de segurança e a capacidade operacional das forças de segurança, os índices de segurança e o ordenamento social, tal como os resultados da atividade Municipal de Proteção Civil e de combate a incêndios, a prevenção da toxicodependência, e ainda questões relacionadas com sinistralidade rodoviária ou violência doméstica.