Saúde

Leiria recebe menos de 0,1% dos 282 milhões destinados a liquidar dívida hospitalar

14 mar 2019 00:00

A dívida actual do CHL a fornecedores é de cerca de 17 milhões de euros, sendo que 5,5 milhões de euros se referem a dívida vencida.

leiria-recebe-menos-de-01-dos-282-milhoes-destinados-a-liquidar-divida-hospitalar-9999

O Governo aprovou um reforço de 282 milhões de euros para reduzir as dívidas dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Ministério da Saúde adianta, em comunicado, que “a verba se destina ao pagamento de dívidas em atraso a mais de 90 dias de 21 hospitais EPE [Entidade Pública Empresarial]”.

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi contemplado com 254 mil euros, o que perfaz menos de 0,1% do total disponibilizado pelo Governo. Verba mais baixa só foi atribuída ao Hospital Distrital da Figueira da Foz (18 mil euros).

Olhando para o cimo da tabela verifica-se, por exemplo, que o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte vai receber 54 milhões de euros e o Centro Hospitalar de Lisboa Central 23 milhões de euros.

Em resposta ao JORNAL DE LEIRIA, o Conselho de Administração (CA) esclarece que o valor atribuído aos hospitais se destina “exclusivamente ao pagamento de dívidas a fornecedores, pelo que o valor em causa não pode ser alocado a outros fins, nomeadamente investimento”.

A dívida actual do CHL a fornecedores é de cerca de 17 milhões de euros, sendo que 5,5 milhões de euros se referem a dívida vencida.

“O valor atribuído ao CHL, como aos restantes Centros Hospitalares, foi definido em função da antiguidade da dívida”, informa ainda o CHL. As verbas atribuídas pelo Ministério da Saúde ao CHL têm sido reduzidas, se comparadas com outros hospitais. “Do anterior reforço financeiro de 1,4 mil milhões de euros, foram atribuídos 9,581 milhões de euros ao CHL”, revela o CA.

“Em 2016, 2017 e 2018, a percentagem de exe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ