Economia

Leiria: quinto concelho onde preço das casas mais subiu

9 jul 2018 00:00

O concelho de Leiria registou a quinta maior subida de preços da habitação do País, avançam os dados da Confidencial Imobiliário, que analisou o preço das casas no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2017.

leiria-quinto-concelho-onde-preco-das-casas-mais-subiu-8915
Daniela Franco Sousa

Ao JORNAL DE LEIRIA os agentes imobiliários justificam o aumento de preços com a escassez de oferta e também com a actuação de investidores estrangeiros.

A Confidencial Imobiliário analisou a evolução do preço das casas em 278 concelhos do País e constata que a subida dos preços das casas se alargou para a periferia, sendo que os preços mais altos estão a deixar de ser exclusivos das grandes cidades.

Leiria surge assim como o quinto concelho onde o preço das casas mais subiu durante este período, com um aumento de 18%.

Em quarto lugar surge Odivelas, também com uma variação próxima dos 18%. Em terceiro lugar apresenta-se o Porto (19%). Na segunda posição surge Lisboa (23%). Finalmente, o concelho onde o aumento foi mais expressivo foi Cascais, com uma subida de 35%.

Frederico Ribeiro, agente imobiliário da Remax- Inn de Leiria, justifica a subida de preços neste concelho com o aumento da procura, que não tem sido acompanhado na mesma proporção pela oferta.

“O mercado estava adormecido e o recurso ao crédito bancário era difícil de obter”, recorda o agente. Presentemente, “a taxa de desemprego desceu, a banca está mais aberta à concessão de crédito e muitos clientes que moravam em regime de arrendamento começaram a ponderar adquirir casa própria”, explica Frederico Ribeiro.

No entanto, prossegue o agente imobiliário, “não existe oferta a acompanhar a procura e até as casas usadas estão a subir de preço”. Acresce que Leiria é um concelho apetecível por parte dos investidores, que compram para arrendar, considera ainda.

Esta é também a perspectiva de Rui Cardeira, gerente da Century 21 – C

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ