Sociedade

Leiria quer alargar isenção de pagamento no estacionamento da Fonte Quente

18 fev 2024 10:29

Assembleia Municipal aprovou recomendação para aumentar o período de gratuitidade, medida que, segundo foi anunciado, já está a ser estudada pelos serviços camarários.

leiria-quer-alargar-isencao-de-pagamento-no-estacionamento-da-fonte-quente
Parque é composto por 246 lugares
Jornal Leiria/Arquivo

A Assembleia Municipal de Leiria aprovou, na última sessão, uma recomendação apresentada pela bancada do PCP para alargar o período de isenção de pagamento no parque de estacionamento da Fonte Quente, gerido e explorado pela Câmara. Na ocasião, foi revelado que a medida está já a ser estudada pelos serviços municipais.

No documento PCP, aprovado na sexta-feira, com a abstenção do PSD, é proposto que o período de gratuitidade do parque, que vigora nos primeiros 30 minutos de utilização, seja alargado para os primeiros 90 minutos, nos dias úteis, e nas duas horas iniciais ao sábado de manhã. É ainda proposta a isenção para o sábado à tarde, domingo e feriados.

O alargamento da gratuitidade na utilização do parque é justificada pela "importância de dinamizar a actividade comercial" e a "vida" no centro da cidade" e de minimizar a "escassez" da oferta de estacionamento nessa zona.

Na sequência da apresentação da proposta do PCP, Acácio de Sousa, líder da bancada do PS, revelou que se trata de uma recomendação "premonitória" já que os serviços camarários "estão a possibilidade de aumentar" o período de isenção.

O parque da Fonte Quente, localizado junto ao rio, é composto por 246 lugares, distribuídos por dois pisos, sendo um à superfície com 82 estacionamentos e outro subterrâneo, com 164.