Viver

Leiria propõe regresso ao tempo de D. Duarte

5 jul 2022 18:21

Centenas de figurantes vão recriar a realização das Cortes na Vila de Leiria, em 1438

leiria-propoe-regresso-ao-tempo-de-d-duarte

Um torneio a cavalo, no Jardim da Vala Real, e um ciclo de conversas sobre a Idade Média, são duas das novidades da edição do Leiria Medieval deste ano, uma recriação histórica das Cortes de 1438, que irá decorrer na cidade de Leiria, entre 21 e 24 de Julho.

Para dar vida ao que seria o burgo no tempo de D. Duarte, está prevista a participação de quatro centenas de figurantes, centenas de mercadores e artesãos e dezenas de espaços de gastronomia, num cenário repleto de personagens medievais, criado com base na conjugação do rigor histórico com a vertente lúdica, explica a Câmara Municipal de Leiria em comunicado.

Recorde-se que a reunião magna de 1438 juntou ao rei  a representação das principais forças do reino, representantes dos municípios, do alto clero e da nobreza, com o objectivo de emitirem opinião sobre qual a posição de Portugal face aos compromissos estabelecidos após a derrota de Tânger e consequentemente qual o destino imediato do Infante D. Fernando. 

Esta abordagem histórica será reforçada com a realização, na Igreja da Pena, de um ciclo de Conversas sobre a Idade Média, com a participação de reputados especialistas nesta temática, como Luís Rêpas, Maria Helena da Cruz Coelho e Saul António Gomes.

Durante quatro dias, as actividades estarão distribuídas pelo Largo do Papa Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Marachão, Largo Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa), Praça Rodrigues Lobo, Largo 5 de Outubro de 1910, Parque José Hermano Saraiva, Moinho do Papel e Castelo, sendo este último o único espaço de entrada paga, correspondente ao valor da visita normal.