Sociedade

Leiria promove ensino de português para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China

30 set 2023 09:30

Politécnico de Leiria dá curso imersivo de Língua e Cultura Portuguesa destinado a funcionários do governo chinês

leiria-promove-ensino-de-portugues-para-o-ministerio-dos-negocios-estrangeiros-da-china

Os funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China vão ter aulas na  Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, durante o ano lectivo 2023/2024, como alunos do curso imersivo de Língua e Cultura Portuguesa.

A formação pretende atribuir competências linguísticas em português e um maior conhecimento da cultura lusófona.

“Esta acção é mais um importante marco no desenvolvimento da cooperação que tem vindo a ser estabelecida entre o Politécnico de Leiria e a China”, adianta uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

Há cerca de duas décadas iniciou-se uma estratégia ligada ao ensino da língua e da cultura portuguesa e chinesa, com o lançamento da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês e Chinês-Português, realizada em associação com a Universidade Politécnica de Macau e em cooperação com a Universidade de Línguas e Culturas de Pequim, recorda a instituição de ensino superior de Leiria.

“O Politécnico de Leiria pretende tornar-se não só uma entidade de referência para todos os que se interessam pela língua e cultura chinesas no espaço europeu, mas também assumir-se como um elemento promotor da difusão da língua e cultura portuguesa no Oriente”, adianta Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, citado no comunicado.

Este responsável acrescentou que o Politécnico de Leiria recebe “estudantes de oito universidades chinesas, que escolhem a instituição para realizarem a aprendizagem do português”.

Segundo o Politécnico de Leiria, a ligação com a China “tem sido muito positiva e enriquecedora, resultado das boas relações institucionais com a Embaixada da China em Portugal, o que em muito contribui para o sucesso desta cooperação”.