Sociedade

Leiria promove "Dia Nacional das Pessoas Ciganas" com seminário sobre participação

22 jun 2021 11:57

Sessão de abertura contará com a secretária de Estado para a Integração e Migrações, Cláudia Pereira, da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes

leiria-promove-dia-nacional-das-pessoas-ciganas-com-seminario-sobre-participacao
Desafios na participação cívica da pessoa ceigana vão ser debatidos
Ricardo Graça/Arquivo

Esta quinta-feira, dia 24 de Junho, a partir das 10:30 horas, no Teatro Miguel Franco, Leiria promove um seminário intitulado “Intervenções participadas e as Novas Políticas de Habitação”, para celebrar o Dia Nacional das Pessoas Ciganas.

A sessão de abertura conta com a participação da secretária de Estado para a Integração e Migrações, Cláudia Pereira, da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

Segundo um comunicado enviado pela autarquia à Redacção do JORNAL DE LEIRIA, este encontro "tem como objectivo dar voz à inclusão através do debate sobre o acesso à habitação de populações portuguesas ciganas, realiza-se, simbolicamente, no Dia Nacional das Pessoas Ciganas, recebendo representantes de diversas entidades, entre as quais a InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU e Alto Comissariado para as Migrações – ACM".

O evento terá transmissão em directo no Facebook do Município de Leiria.

Ao longo do dia, serão apresentaddos três paineis de oradores, seguidos no final, pelas 16 horas, da Sessão de Encerramento com a Assinatura do Protocolo ACM/IHRU, pela presidente do Conselho Directivo do Alto Comissariado para as Migrações - ACM, Sónia Pereira, e da presidente do Conselho Directivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU, Isabel Dias.

 

Foto: Ricardo Graça/Arquivo

Programa

Pelas 11 horas terá lugar o primeiro painel, sobre o tema Estratégias para a Inclusão, com a apresentação do vídeo: Um passo em Frente (Geração Tecla E7G). Será um painel moderado por Paulo Lameiro, coordenador executivo da Rede Cultura 2027, sobre os temas: Integração Intercultural, | 2 por Irena Kudurova, do Conselho da Europa, e Balanço do Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas, por Francisco Azul, do Alto Comissariado para as Migrações.

O tema Medidas locais de integração e coesão social será apresentado por Ana Umbelino, vice-presidente do Município de Torres Vedras. Este painel conta ainda com Luís Romão como comentador.

A partir das 12 horas, o segundo e último Painel da manhã incide sobre Práticas Locais Participativas, com apresentação de um poema musicado pela InPulsar. Este painel é moderado pela jornalista Elisabete Cruz, do JORNAL DE LEIRIA, e conta com a participação de Bruno Gonçalves, do programa ROMED, e de Lisete Cordeiro, da InPulsar com o Projecto Giro Ó Bairro.

Para falar de Mediação Familiar e de Conflitos na Comunidade estará o representante do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal, Nicolaz Fernandez. Este painel conta com a participação das comentadoras Ana Faneca e Sónia Matos.

Da parte da tarde, a partir das 14:30 horas, terá início o terceiro e último painel: Habitar o Território: experiências inspiradoras, que conta com a moderação de Maria José Casa-Nova, do Observatório das Comunidades Ciganas, com a apresentação do vídeo: projecto Daqui P'ra Cá, pela InPulsar, com a participação de Diana Rodrigues, vereadora no Município da Figueira da Foz, da mediadora Tânia Oliveira (Figueira Domus), do presidente do Município de Paredes, José Almeida, de Marta Santos do ISCTE - Dinâmia, de Ana Catarino do Ateliermob e Natanael Santos, como comentador.