Sociedade

Leiria presta homenagem aos que têm ajudado os refugiados ucranianos

21 jun 2022 09:40

Presidente da Câmara Municipal pede que se mantenha viva a chama da solidariedade para que o processo de integração seja reforçado

leiria-presta-homenagem-aos-que-tem-ajudado-os-refugiados-ucranianos

Aproveitando a celebração do Dia Mundial do Refugiado, o Município de Leiria homenageou esta segunda-feira, 20 de Junho, perto de 80 entidades e empresas que têm estado envolvidas no apoio solidário aos refugiados ucranianos no âmbito da campanha SOS Ucrânia.

Na sessão, em que participou a ministra-Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o presidente da autarquia leiriense destacou o movimento de solidariedade que se fez sentir desde os primeiros dias da invasão da Ucrânia e alertou para a necessidade de se manter viva a chama da solidariedade e da esperança para com o povo ucraniano.

“Apesar da prova de solidariedade que todos demos, este drama parece não ter fim à vista, permanecendo bem vivo o enorme desafio humanitário gerado por esta guerra”, alertou Gonçalo Lopes, acrescentando que no momento em que a pressão mediática esmorece, é necessário “redobrar esforços para manter viva a chama da solidariedade e da esperança” e aprofundar o processo de integração dos refugiados, de forma a proporcionar-lhes, dentro que que é possível nas atuais circunstâncias, a normalidade que tanto anseiam para as suas vidas.

“A invasão da Ucrânia demonstra que é preciso trabalhar todos os dias” para evitar novas invasões, manter a democracia e impedir que floresçam os “populismos nem os extremismos”, afirmou por sua vez Ana Catarina Mendes, lembrando que Portugal acolheu até ao momento 43 mil refugiados ucranianos, sendo 13 mil crianças.

Apesar das dificuldades, sobretudo no alojamento, a governante destacou que já foram efectuados 3.600 contratos de trabalho com refugiados e garantidas prestações sociais a 14 mil asilados que chegaram sem nada ao nosso País.

Presente no jantar de homenagem, que se realizou no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, esteve também Viktoriia Kuznietsova, em representação da Embaixada da Ucrânia. A cônsul agradeceu a hospitalidade dos portugueses em geral, e de Leiria em particular, mas chamou a atenção para o agravamento da situação humanitária na Ucrânia. “O isolamento diplomático da Rússia deve continuar”, suplicou a diplomata.

A campanha SOS Ucrânia já permitiu enviar para território ucraniano quatro camiões carregados com bens, prevendo-se que em breve siga mais um, revelou Gonçalo Lopes.

Na área do acolhimento, Leiria recebeu, no Centro de Acolhimento Temporário no Estádio Municipal de Leiria e nas habitações disponibilizadas pela Secil, na Maceira, 159 refugiados, dos quais 44 crianças, encontrando-se neste momento 73 pessoas acolhidas nas nestas estruturas.