Viver

Leiria: paredes com história: ARTE PÚBLICA em risco de perder uma das suas obras (veja a fotogaleria)

30 set 2017 00:00

O Projecto Matilha foi confrontado com um email do proprietário da parede a dar o dito por não dito.

LONAC ​- Rua Júlia Dores Silva Crespo/Variante dos Capuchos
Bordalo II - Rua de Tomar/Percurso Polis
Bordalo II - Rua de Tomar/Percurso Polis
Bordalo II - Rua de Tomar/Percurso Polis
SMILE ​- Largo Cândido Reis/Largo Marechal Gomes da Costa
SMILE ​- Largo Cândido Reis/Largo Marechal Gomes da Costa
SMILE ​- Largo Cândido Reis/Largo Marechal Gomes da Costa
EIME - ​Largo de Infantaria 7
EIME - ​Largo de Infantaria 7
EIME - ​Largo de Infantaria 7

Clique na imagem em cima para ver as obras de arte já concluídas

A iniciativa Leiria: paredes com história: ARTE PÚBLICA pode ficar sem uma das suas obras de arte urbana programadas para a edição deste ano. A acção decorre entre 12 de Setembro e 9 de Outubro.

Do programa anunciado contam cinco intervenções, mas o Projecto Matilha, sediado em Leiria, que iria pintar uma parede na Avenida Adelino Amaro da Costa, em Leiria - ​39.7512646, - 8.8051695 - foi confrontado com um email do proprietário da parede a dar o dito por não dito e inviabilizando a criação da obra de arte urbana.

Após contacto, a Matilha foi informada que a parede irá agora albergar um outdoor com publicidade e que a promessa fica sem efeito.

O Projecto Matilha anunciou o sucedido através da sua página de Facebook. 

"O Projecto Matilha vai contar e fazer história no primeiro capítulo do "Leiria: paredes com história: ARTE PÚBLICA"..!
...
A organização informa que tem em seu poder, desde 5 de Agosto, todas as autorizações para realização da intervenção artística do Projecto Matilha. Posteriormente, e já no decurso do evento, a organização recebeu um email por parte do proprietário a informar que esta ficaria sem efeito. Após pedido de esclarecimento, o proprietário informou que a fachada do edifício em causa iria ser utilizada para publicidade.

Face a esta situação, e na eminência de colocação de estrutura e lona publicitária que ou impossibilitará a realização da intervenção ou que a tapará logo após ser realizada, e avaliando não apenas o desperdício do investimento associado mas também, e essencialmente, o desrespeito que seria para com o trabalho do artista, a organização considera que não existem, actualmente, condições para a realização da intervenção do Projecto Matilha.

A organização está a reunir esforços no sentido de encontrar soluções para esta situação. Caso possam ajudar, a organização agradece."