Viver

Leiria, Paredes com História: ARTE PÚBLICA 2019 em resumo

22 out 2019 16:18

O Leiria, paredes com história: ARTE PÚBLICA é um evento de arte pública, com organização da associação Riscas Vadias, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, com a curadoria de Ricardo Romero | Projecto Matilha. 

Clique na imagem acima para ver o vídeo

Além das marcantes e vísiveis intervenções em espaço público, com a criação de obras de arte em paredes e infra-estruturas urbanas, este evento de índole criativa e artística contou também com duas exposições, uma na M. Gallery e outra na Livraria Arquivo, assim como uma palestra com USK Lapin, masterclass e apresentação de livro e autógrafos. O Arte Pública organizou ainda uma conferência com debate participativo Beyond Walls e ainda um InstaMeet.

Esta 3.ª edição contou com a participação dos artistas Nuno Viegas; Sebas Velasco; Jorge Charrua; Guido van Helten; Pantónio e Ricardo Romero/Projecto Matilha, que muito nos honra. Mais do que um evento artístico, o Leiria, paredes com história: ARTE PÚBLICA pretende ser uma possibilidade para Leiria e um possível futuro. O evento encontra a sua justificativa no inegável papel preponderante que a arte pública urbana assume, actualmente, em Portugal e no mundo, no carácter inventivo e inclusivo que a arte e a cultura podem, e devem, assumir na criação do futuro/esperança de uma qualquer sociedade. Mas encontra também a sua pertinência em Leiria, nas suas características, especificidades e singularidades, no seu peso e abrangência, não apenas enquanto território físico, município e capital de distrito, mas, e essencialmente, como terra de gentes sonhadoras, criativas, empreendedoras e trabalhadoras. A Associação Riscas Vadias