Viver

Leiria oferece mais de 50 actividades nas Jornadas Europeias do Património

24 set 2021 16:27

O espectáculo Rita ou Rito e várias oficinas e visitas guiadas no programa deste fim-de-semana

leiria-oferece-mais-de-50-actividades-nas-jornadas-europeias-do-patrimonio
Concerto de Bia Maria, a 1 de Outubro, no Museu de Leiria
Cristiano Marcelino

Uma conferência sobre a alimentação no período medieval e a primeira Semana da Performance e Arte dos Média integram as Jornadas Europeias do Património em Leiria, a decorrer até 3 de Outubro, com mais de meia centena de actividades.

Várias performances da bailarina Inesa Markava e concertos de, entre outros, Telectu, do pianista Hélder Bruno no Dia Mundial da Música e do trio Barradas Moreso, a interpretar Stabat Mater, de Pergolesi, com acórdeão e voz, também constam do programa que acontece no Castelo de Leiria, no Museu de Leiria, no Abrigo do Lagar Velho, no Banco das Artes, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, no museu m|i|mo, no Moinho do Papel, no Teatro Miguel Franco, no Agromuseu Dona Julinha e no sítio arqueológico Gruta da Buraca da Moira.

A cantora e compositora Bia Maria, o Quinteto Jazz de Leiria e o espectáculo Rita ou Rito preenchem outros momentos de música ao vivo.

Entre as propostas reunidas pelo Município de Leiria, destacam-se, ainda, a reactivação da instalação Unificador de Comunidades na Igreja da Misericórdia, as oficinas de teatro e de cinema de animação, a apresentação do resultado de trabalhos arqueológicos e as diversas visitas guiadas a exposições e monumentos.

No próximo sábado, 25 de Setembro, no Castelo de Leiria, serão lidos excertos de poemas de Francisco Rodrigues Lobo e de contos e lendas do Castelo e da cidade de Leiria.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, em Portugal organizadas pela Direcção-Geral do Património Cultural e este ano subordinadas ao tema “património inclusivo e diversificado”, em vários concelhos da região e do país.

Com a realização das eleições autárquicas no domingo, 26 de Setembro, em 2021 a programação das Jornadas Europeias do Património ocupa mais dias do que em edições anteriores.

Um dos objectivos passa por diversificar a experiência de visitação e exploração da oferta cultural.