Sociedade

Leiria no combate à pneumonia

7 nov 2016 00:00

O Esquadrão da Pneumonia vai estar amanhã, terça-feira, na Praça Rodrigues Lobo, com uma equipa de profissionais que farão testes e prestarão esclarecimentos sobre a doença.

leiria-no-combate-a-pneumonia-5344

Leiria recebe esta terça-feira, dia 8, uma acção de sensibilização para a pneumonia e para os problemas com ela relacionados. Chama-se Esquadrão Pneumonia e anda a percorrer o País no combate à doença. Em Leiria, a iniciativa decorrerá na Praça Rodrigues Lobo, entre as 10 e as 18 horas.

Diariamente são internadas 81 pessoas com pneumonia, das quais 16 acabam por morrer, frisam, em comunicado, as entidades promotoras da iniciativa (Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Fundação Portuguesa do Pulmão, a Associação Respira e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia).

Conscientes do papel fundamental da prevenção, que passa pela vacinação, aquelas entidades organizaram esta campanha com o objectivo de sensibilizar a população portuguesa para a pneumonia.

Dirigida a toda a população, principalmente aos adultos com mais de 50 anos, a iniciativa estará presente em algumas das mais emblemáticas praças do País com uma equipa de profissionais de saúde que vão realizar testes de espirometria e transmitir informação sobre a doença, explicar as principais formas de prevenção e esclarecer outras dúvidas.

O Esquadrão Pneumonia pretende surpreender as pessoas na rua e dar-lhes a oportunidade de testarem a sua capacidade respiratória e de se aconselharem com profissionais de saúde qualificados, explica a organização do evento.

Crianças e adultos a partir dos 65 anos e pessoas com mais de 18 anos que sofram de co-morbilidades, como diabetes, doença cardíaca crónica, asma ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), fazem parte dos grupos de risco e, por isso,estão particularmente aconselhadas a fazer a prevenção.

É nesta época que se registam mais casos de pneumonia. A vacinação antipneumocócica é a forma mais eficaz de se proteger e prevenir a pneumonia. Em Portugal, esta vacinação, custa uma média de 80 milhões de euros por ano, o que significa que, por dia, se gastam 218 mil euros apenas com tratamento e internamento.

Depois de Lisboa, Évora e Leiria, segue-se Aveiro, quinta-feira, dia 10, e termina no Porto, sábado, dia 12 de Novembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Pneumonia.


 

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.