Sociedade

Leiria Natal garante 44 dias de magia e algumas surpresas

8 nov 2023 11:46

Catarina Louro admitiu que os custos podem subir, uma vez que aumentam o número de ruas com iluminação de natal e os equipamentos de diversão das crianças

leiria-natal-garante-44-dias-de-magia-e-algumas-surpresas
A Casa do Pai Natal este ano dá lugar à Aldeia do Pai Natal
Ricardo Graça/Arquivo

O Leiria Natal regressa ao centro histórico da cidade, com um programa que promete mais de um mês repleto de ‘magia’ e de espírito natalício.

Este ano, o Município de Leiria vai alargar o número de ruas com iluminação de Natal e os dias de actividades alusivas a época, permitindo às famílias desfrutarem delas durante as férias.

De 24 de Novembro a 6 de Janeiro, o evento traz uma imagem renovada e um conjunto de actividades que a autarquia não desvenda para surpreender os leirienses e captar visitantes à cidade.

“Este ano voltámos a iluminar algumas ruas que deixámos de o fazer no ano passado, alargando para o período que tínhamos há dois anos. Em termos de decoração e de equipamentos de diversão vão haver mudanças na cidade. Queremos introduzir novidades, melhorias e o factor surpresa é muito importante”, disse Catarina Louro.

A vereadora com o pelouro da Economia na Câmara de Leiria revelou que este ano passa a haver a Aldeia do Pai Natal, albergando um maior número de actividades para as crianças.

“Uma das grandes diferenças é que este ano vamos ter mais equipamentos e mais zonas dedicadas às crianças e manter estas zonas de divertimento durante todo o mês de Dezembro”, referiu.

Catarina Louro referiu ainda que as actividades na tenda dos duendes terminavam antes do Natal para “dar tempo suficiente para fazer as montagens da passagem de ano”.

“Este ano, respondendo também a alguns pedidos dos munícipes, vamos manter a pista de gelo e todos os equipamentos que estão no Recreio dos Duendes para que as crianças possam usufruir destes divertimentos com as suas famílias em época de férias”, destacou.

Catarina Louro recorda que o Município reduziu o número de dias e de iluminação no ano passado, devido ao contexto e aos custos energéticos. “Queremos que o Leiria Natal regresse à sua normalidade. Esta é uma altura do ano das mais importantes para o nosso comércio tradicional. Queremos aproveitar esta época para voltar a fazer com que Leiria brilhe nesta época natalícia e que tenha destaque e possa atrair muitos visitantes”, acrescentou, sublinhando que o efeito surpresa é um dos trunfos da autarquia.

Sem avançar com o valor do investimento, 

“Queremos que o conceito Leiria Natal volte a ter o mesmo impacto que tinha nos anos anteriores, antes da pandemia e da crise energética, sendo certo que vamos manter a iluminação Led”, disse.

A edição deste ano conta com uma árvore de natal “diferente”, que ficará rodeada por pequenas barracas que compõem o Mercadinho Doce, e pelo regresso de uma exposição de construções com peças LEGO®, que estará patente no Mercado de Sant’Ana, com entrada livre.

Numa nota de imprensa, a autarquia acrescenta que Leiria Natal de 2023 mantém a pista de gelo, a rampa, o carrossel, o comboio de carril, o Jardim Solidário, o Mercado Solidário, tasquinhas, teatro, música, dança, concertos, entre outras atividade e iniciativas diárias nos espaços culturais.