Sociedade

Leiria: jardins-de-infância reabrem no dia 1 de Junho

28 mai 2020 15:31

Câmara afirma que espaços foram desinfectados e apetrechados com o equipamento de protecção individual necessário

leiria-jardins-de-infancia-reabrem-no-dia-1-de-junho
Crianças voltam ao jardim-de-infância na segunda-feira
Jornal de Leiria/Arquivo

Os jardins-de-infância do concelho de Leiria abrem portas para receber as suas crianças e profissionais no próximo dia 1 de Junho, em conformidade com a estratégia gradual de levantamento das medidas de confinamento decidida pelo Governo.

“A data, que coincide com a celebração do Dia da Criança, tem vindo a ser preparada pelo Município de Leiria em estreita colaboração com as direções escolares e com as entidades parceiras na gestão dos programas de actividades de animação e apoio à família, não só em termos das condições físicas dos estabelecimentos, mas também na capacitação do pessoal não docente para uma nova realidade de interacção com crianças e adultos, através da iniciativa Leiria Forma”, aponta uma nota da Câmara.

Num primeiro plano, o Município “apetrechou os jardins-de-infância com o equipamento de protecção individual necessário, em articulação com a logística da tutela educativa e, com a colaboração das entidades parceiras, promoveu a limpeza geral e desinfecção das instalações”.

Parte integrante das medidas Leiria Regressa, foi ainda elaborado e distribuído um documento que sintetiza as normas de organização do ambiente educativo, em consonância com as orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e as orientações emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, lê-se no comunicado da Câmara.

Num segundo plano, teve lugar um período formativo, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Leiria, que contou com cerca de noventa assistentes operacionais a exercer funções nos jardins-de-infância.

“No contexto de pandemia presente, sem descurar as medidas de protecção necessárias, sabemos que o desenvolvimento das crianças assenta na interacção e relação com outras crianças e adultos”, afirma a vereadora da Educação.

“Sabemos também que as comunidades educativas se prepararam para acolher as crianças com a máxima segurança. A comunidade educativa deverá, pois, estar unida para garantir a frequência das crianças da educação pré-escolar com a máxima confiança, tranquilidade e responsabilidade”, adianta Anabela Graça.