Sociedade

Leiria investe 740 mil euros em rede com 220 de bicicletas eléctricas

28 abr 2021 10:20

Opção pela electrificação foi tomada devido aos declives muito acentuados

leiria-investe-740-mil-euros-em-rede-com-220-de-bicicletas-electricas
O Politécnico de Leiria, com o seu projecto Ubike, já demonstrou as vantagens de uma rede de bicicletas eléctricas na cidade. A autarquia segue agora io exemplo
Ricardo Graça/Arquivo

A cidade de Leiria poderá vir a ter um sistema público de bicicletas eléctricas partilhadas, com um mínimo de 220 veículos à disposição dos cidadãos. A opção pela electrificação foi tomada devido aos declives muito acentuados, segundo informa uma nota da autarquia.

Aprovada ontem, terça-feira, em reunião de Câmara, a rede tem um preço-base de 740 mil euros e contará com 20 estações com quiosque de auto-serviço e, pelo menos, com 200 docas de carregamento automático.

Falta agora a candidatura e aprovação de um financiamento comunitário, para custear a 85% o sistema ontem votado.

"Já definidos estão 18 dos 20 locais para instalação das estações num total de 185 docas: Largo da República, Complexo Municipal de Piscinas de Leiria, Largo Comendador José Lúcio da Silva, Largo Cândido dos Reis, junto às três escolas secundárias da cidade, Jardim da Almuinha Grande, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Estrada da Estação (Urbanização da Gordalina), Avenida Marquês de Pombal, Rua Cidade de Tokushima, Rua D. José Alves Correia da Silva, Rua da Quinta (Urbanização de Santa Clara), Rua Vasco da Gama (Urbanização Quinta do Alçada), Rua da Assunção, Rua da Cooperativa e Praceta de Lisboa (Urbanização Quinta do Bispo)."

Segundo informa a Câmara Municipal de Leiria, a "localização das restantes estações e docas será decidida durante a instalação da rede, que teve em conta as principais zonas residenciais da cidade, os locais de equipamentos e serviços públicos e de parques de estacionamento e zonas de transferência modal".

O objectivo passa por promover o uso quotidiano de meios de locomoção mais amigos do ambiente e de facilitar o acesso à rede de transportes públicos, contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável.

O sistema partilhado será agora candidatado a um financiamento comunitário em 85%. A autarquia refere ainda que esta rede "vem ainda resolver eventuais obstáculos para os utentes, tais como o investimento pessoal na compra de uma bicicleta, a falta de estacionamento, questões ligadas à segurança (roubo) ou ainda os encargos com manutenção, reparação e limpeza do equipamento."

O preço base para aquisição deste projeto é de 740 mil euros e deverá ter um prazo de execução de 270 dias.