Viver

Leiria inicia comemorações do Centenário de José Saramago

16 nov 2021 09:00

A plantação de uma árvore, a oferta do discurso do Prémio Nobel da Literatura, leituras encenadas, exposições e a inauguração de um mural estão entre as actividades previstas para esta terça-feira

leiria-inicia-comemoracoes-do-centenario-de-jose-saramago

O centenário do nascimento de José Saramago (1922-2022) começa a ser celebrado em Leiria esta terça-feira, 16 de Novembro, com actividades promovidas pelo Politécnico e pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Pelas 10 horas, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, está agendada a oferta do discurso do escritor por ocasião da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, a 7 de Dezembro de 1998, oferta com a qual a instituição do ensino superior pretende que as palavras de José Saramago “sejam perpetuadas pelas gerações mais novas e permaneçam vivas em todas as academias”.

À mesma hora, no Jardim da Almuinha Grande, junto à Ludoteca Municipal, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira promove a plantação de uma oliveira, árvore evocada por José Saramago no livro As Pequenas Memórias, momento que será assinalado com a colocação de uma placa comemorativa, na presença da vereadora da Educação, Biblioteca Municipal e Cultura, Anabela Graça.

Às 15 horas, é apresentado o programa do Politécnico de Leiria para as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago e é inaugurado o mural Manual de Pintura e Caligrafia, do artista plástico Fernando Travassos, que se inspira no livro de José Saramago com o mesmo título.

Imagem: Politécnico de Leiria

Depois das 18 horas, decorrem leituras encenadas por Joana Manuel, sob o mote Vozes de Mulheres na Obra de José Saramago, na Biblioteca José Saramago, com referências a Ensaio Sobre a Cegueira, Intermitências da Morte, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa O Ano da Morte de Ricardo Reis.

Também esta terça-feira, 16 de Novembro, a cantina do Campus 2 do Politécnico de Leiria recebe a exposição José Saramago – 90 anos, composta por retratos do escritor, da autoria de ilustradores portugueses e espanhóis, e pequenos textos e dados biográficos, retirados da obra José Saramago nas suas Palavras.

A exposição fica patente até 31 de Dezembro de 2021, é organizada por Fernando Gomez Aguilera e cedida pela Fundação José Saramago, com trabalho dos ilustradores André Carrilho, Alex Gozblau, Cristina Sampaio, Gonçalo Viana, Javier Olivares, João Fazenda, João Maio Pinto, Luis Grañena López e Tiago Albuquerque.

Ilustração de João Maio Pinto (Imagem: Politécnico de Leiria)

Entre 16 de Novembro e 31 de Dezembro de 2021 vai também estar patente na Biblioteca José Saramago a exposição Ensaio Sobre a Cegueira, com fotografias (disponibilizadas pela Fundação José Saramago) realizadas durante a rodagem do filme Blindness, adaptação do romance Ensaio sobre a Cegueira de José́ Saramago.

É o mote para as sessões de visualização do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, sessões exclusivas para a comunidade do Politécnico de Leiria, em Novembro e Dezembro.

As celebrações estender-se-ão pelo ano de 2022 e o Politécnico de Leiria pretende não só comemorar o centenário do nasimento de José Saramago como também homenagear o escritor e cidadão.

A ligação do Politécnico de Leiria ao escritor faz-se através da Biblioteca José Saramago, no Campus 2, que alberga não só o seu nome, mas igualmente as memórias da sua visita àquele espaço em 2004.

Em Março de 2022, o Politécnico prevê apresentar, também em sessões exclusivas para a comunidade académica, o filme de animação A flor Mais Grande do Mundo, da Continental Animación, adaptação escrita e dirigida por Juan Pablo Etcheverry.

Já no dia 15 de Junho de 2022, pelas 19 horas, na Biblioteca José Saramago, está agendado o concerto Levantei-me do Chão – Lado B, por Carlos Marques.

Imagem: Fundação José Saramago

Também a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, vai levar a cabo um programa local de comemoração do centenário do nascimento do escritor José Saramago.

As actividades comemorativas, que visam dar a conhecer a vida e obra de José Saramago, decorrerão entre 16 de Novembro de 2021 e 16 de Novembro de 2022, com diversas iniciativas, envolvendo a comunidade escolar.

Distinguido em 1998 com o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago esteve em Leiria no Verão de 1980, para a concretização do seu livro Viagem a Portugal, tendo deixado retratos da Sé e do Castelo de Leiria.

Em 1999 esteve em Leiria como convidado da Feira do Livro e para dar o seu nome à futura Biblioteca da ESTG do Politécnico de Leiria.