Sociedade

Leiria inaugura mercado municipal a 4 de Junho

24 mai 2022 11:45

Cerimónia contará com a presença da ministra da Agricultura. Obra custou 4,6 milhões, ou seja, cerca de 1,2 milhões a mais do que o inicialmente previsto.

leiria-inaugura-mercado-municipal-a-4-de-junho
Primeiro piso do edifício acolherá a Startup Leiria
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Três anos depois de iniciadas, as obras requalificação do Mercado Municipal de Leiria vão ser inauguradas no próximo dia 4 de Junho.

Com início marcado para as 9 horas, com a actuação da Tocata do Rancho da Região de Leiria, a inauguração contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que às 10:30 horas fará uma visita ao mercado. Segue-se o descerramento da placa alusiva ao acto.

Meia hora mais tarde, haverá lugar a um show cooking com o chef Hélio Loureiro e, às 11:30 horas, decorrerá uma tertúlia sobre a importância dos mercados municipais no contexto sócio-económico actual. A parte da tarde, será preenchida com a animação da Tocata e um porco no espeto.

O programa de inauguração acaba de ser anunciado pela Câmara de Leiria, num comunicado onde se destaca a importância das obras que permitiram "concentrar os lojistas e renovar o edifício agora com umas instalações voltadas para o futuro".

Com uma nova imagem, "o mercado passa a ser um edifício arejado, luminoso e enquadrado naquela zona ribeirinha da cidade", acrescente aquela nota. No piso superior do mercado, será instalada a Startup Leiria.

O investimento total da obra rondou os 4,6 milhões de euros, verba que inclui arranjos exteriores e o reforço estrutural da cave, que não estavam previstas no valor da adjudicação, consignada em Abril de 2019 por cerca de 3,4 milhões euros. Inicialmente, a obra tinha um prazo de execução de um ano.