Sociedade

Leiria: Há uma porta para o além no maior centro espírita da Europa?

23 nov 2017 00:00

Médiuns e doutrinadores reúnem-se para - dizem - comunicar com espíritos. A casa chega a receber mil pessoas por semana.

Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça
Foto de Ricardo Graça

Pelo centro espírita da Barosa, que muitos dizem ser o maior da Europa, chegam a circular mil pessoas por semana. Sexta-feira, 3 de Novembro, depois das canções de louvor a Deus acompanhadas à viola, depois da prece, o salão está praticamente repleto quando começa a palestra de Isabel Saraiva, 75 anos, presidente da Associação Espírita de Leiria. Ali prega-se a imortalidade da alma individual e o regresso ao lado de cá em vidas sucessivas. Mas o que torna o espiritismo diferente é a crença na comunicação com os espíritos por intermédio de médiuns, como quem telefona para o além. "Há justiça através da reencarnação", afirma Isabel Saraiva, dirigindo-se à assembleia, com quase 500 pessoas. "O espírito é imortal, retornará quantas vezes for necessário até alcançar a perfeição relativa da qual nos falou Jesus". Quando termina, já passa das 21 horas e está tudo pronto para os trabalhos da casa, até perto da meia-noite: o passe, a água fluidificada, a evangelização das crianças, o estudo para adultos e a sessão mediúnica de assistência psíquica – o alegado contacto com os que já morreram, que o JORNAL DE LEIRIA presenciou, no âmbito desta reportagem. A maioria dos frequentadores do centro espírita da Barosa conhece mal a doutrina espírita, de matriz cristã. Muitos estão ali pela primeira vez, outros vêm de propósito do estrangeiro. Daí a repetição nas palestras dos fundamentos codificados por Allan Kardec no Livro dos Espíritos, publicado inicialmente em França, no ano de 1857. Toda a prática espírita é gratuita e não existem rituais nem hierarquias sacerdotais. O espiritismo não se apresenta como religião, mas como doutrina filosófica de bases científicas com implicações éticas e morais. Que vê o planeta Terra como uma escola entre outros mundos habitados e a pluralidade de existências como a soma de aprendizagens, provas, missões e oportunidades de expiação. "Algo que a ciência quer pôr no tubo de ensaio, [mas] os espíritos não se apropriam a tubos de ensaio", resume Isabel Saraiva, a mulher que desde a década de 80 lidera o movimento espírita em Leiria.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ