Sociedade

Leiria ganha oitava loja maçónica

10 jul 2021 17:01

"Espiritualidade laica" | Responsáveis pela nova loja explicam que houve muitos interessados da cidade a procurá-los, a maioria, jovens. Será a primeira que reúne homens e mulheres em Leiria

leiria-ganha-oitava-loja-maconica
David Martins reivindica ser “o mais antigo maçon de Leiria e o quinto do distrito”
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

Existem, actualmente, em Leiria, sete lojas maçónicas constituídas, todas de diferentes orientações filosóficas, mas, em breve, serão oito, com o aparecimento da primeira loja mista - com elementos masculinos e femininos - da cidade.

Denominada Isabel de Aragão, homenageia a rainha santa, esposa de D. Dinis que, rezam a lenda e a história, se distinguiu como intelectual e na protecção dos mais desfavorecidos, quebrando barreiras entre classes sociais, cujo contacto entre si era praticamente nulo.

Os trabalhos de preparação têm decorrido por video-conferência, mas a loja irá proceder à cerimónia de "levantar colunas", como se diz no meio, no último fim-de-semana de Setembro ou primeiro de Outubro.

A data dependerá da evolução da pandemia. Da maçonaria, diz-se que é uma sociedade que reúne intelectuais e, muitos deles, pessoas com lugares de topo na sociedade, e que é uma organização secreta, porém, dizem-nos que embora essa seja a fama, não é bem assim.

"Não somos uma organização secreta, somos uma organização discreta"
David Martins

“Somos uma organização discreta”, esclarece David Martins, antigo director da Associação Lar Emanuel e actual presidente da sua Assembleia Geral, que reivindica ser “o mais antigo maçon de Leiria e o quinto do distrito”.

É membro de uma loja do Grande Oriente Lusitano, “a mais antiga potência maçónica portuguesa, da família liberal e adogmática da maçonari

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ