Viver

Leiria Film Fest com estreias mundiais

16 mar 2018 00:00

Esta sexta-feira, dia 16, e sábado, dia 17, o Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebe a 5.ª edição do Leiria Film Fest - Festival Internacional de Curtas Metragens.

leiria-film-fest-com-estreias-mundiais-8313

Em competição, haverá 22 curtas de ficção, animação e documentário, seleccionadas a partir de 712 filmes, de 74 países, submetidos à pré-selecção – mais 300 do que no ano passado. A sessão competitiva de Documentário, na sexta, começa às 21 horas, seguindo-se as de Animação e Ficção.

De notar que todas as películas internacionais serão estreadas, a nível nacional noLFF, e há mesmo uma, Mauritania Railway - Backbone of the Sahara, que terá ali estreia mundial. No sábado, há uma sessão de filmes para crianças dos 3-9 anos, fruto de parceria com o Cinanima, às 11 horas, e, a partir das 14, passam os filmes escolhidos pelo Planos Film Fest.

Uma hora depois, o IPLeiria faz a sua estreia neste certame com uma sessão de filmes dos alunos da ESAD.CR. “Houve uma série de coincidências felizes que levaram à participação do IPLeiria”, explica Bruno Carnide, que co-organiza, com Cátia Biscaia, o evento.

Às 16 horas, passa a sessão competitiva com filmes da região e às 17, a parceria com o Cinemax leva uma selecção de películas ao LFF. O festival termina com a gala de entrega de prémios, a partir das 19 horas.

Para o vereador da Cultura de Leiria, Gonçalo Lopes, o LFFé um evento “âncora da cultura de Leiria”. “Precisamos de um crescimento cultural rápido e consolidado”, afirmou na sessão de apresentação. A entrada é livre.