Sociedade

Leiria fecha escolas na segunda e na terça-feira

30 jan 2026 13:28

A medida abrange todos os estabelecimentos da rede pública do concelho, que integra 145 escolas e quase 15 mil alunos

leiria-fecha-escolas-na-segunda-e-na-terca-feira
Escola EB2,3 D. Dinis é uma das mais afectadas no concelho
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

As escolas do concelho de Leiria vão ficar fechadas nas segundas e terças-feiras. A decisão foi tomada esta manhã, numa reunião entre os representantes do município, diretores dos agrupamentos de escolas e presidentes das juntas de freguesia.

Esta semana, as escolas estão encerradas para a pausa lectiva do semestre e deveriam reabrir na segunda-feira, mas os danos provocados nos edifícios escolares são de tal forma que não há condições para, até lá, serem reparados. “Não há um único edifício escolar que não tenha danos, maiores ou menores”, afirmou Luís Lopes, vereador da Protecção Civil, em declarações aos jornalistas, onde fez um ponto da situação dos trabalhos que estão em curso no concelho para reparar os estragos provocados pela depressão Kristin.

Segundo a autarca, a reunião desta manhã também ficou definida que, na terça-feira, será feita uma nova avaliação à situação das escolas, para verificar quais aquelas condições que têm de retomar as aulas na quarta-feira, não só ao nível da reposição e limpeza dos edifícios, mas também do abastecimento de água e energia

O vereador adiantou ainda que estão a ser identificados espaços onde poderão operar aulas e preparar respostas para os filhos dos profissionais mais envolvidos nas operações de limpeza e de ajuda às populações, como bombeiros, forças de segurança, enfermeiros e médicos. "São pais e mães e que nós precisamos deles disponíveis . Mas as crianças têm de e estrelar em algum lado . Há toda uma complexidade a gerir", assinala Luís Lopes.

No balanço feito ontem, ao início da noite, a vereadora da Educação, Anabela Graça, revelava que os casos "mais graves" são os das EB 2,3 D. Dinis, a EBI 2,3 de Colmeias e a EB 2,3 e Secundária Henrique Sommer, na Maceira, que apresentam danos "estruturais", que exigem "obras profundas", nomeadamente, ao nível da cobertura e janelas.