Sociedade

Leiria é uma das três cidades com maior qualidade de vida em 12 analisadas pela Deco

26 mar 2021 11:11

Segundo o estudo, cidade do Lis fica à fente de Lisboa ou Coimbra

leiria-e-uma-das-tres-cidades-com-maior-qualidade-de-vida-e-nem-foi-preciso-oferecer-uma-malha-de-cachaporra-a-ninguem
Leiria fica à frente de 11 das 12 cidades analisadas
Ricardo Graça

Habitação, custo de vida e emprego e mercado de trabalho são as áreas essenciais para tornar os habitantes mais satisfeitos, revela sondagem feita em estudo.

Embora a pandemia tenha vindo piorar a qualidade de vida em 12 cidades nacionais analisadas por um estudo da Deco - Proteste, hoje divulgado, Leiria foi um dos municípios com melhor desempenho durante a crise provocada pelo coronavírus.

O estudo estendeu-se a quase 3500 portugueses que responderam ao inquérito da Deco sobre a qualidade de vida nas cidades. Segundo a associação de defesa do consumidor, os habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os que se encontram, em geral, mais satisfeitos com o local onde vivem.

Viseu consegue a melhor classificação com 7,4 valores, numa escala de 0 a 10, acerca da satisfação.

 

Fonte: Deco - Proteste
"Os inquiridos de Leiria revelaram-se os mais satisfeitos com o desempenho municipal, desde o momento em que a crise do coronavírus começou (Março de 2020) até à altura em que preencheram o inquérito, no final de 2020, apesar de um decréscimo do nível de satisfação."

Segundo o estudo, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as características que têm maior impacto na qualidade de vida nas cidades.

Évora, Lisboa, Porto e Setúbal são as cidades que ficaram no fundo da tabela.