Economia

Leiria é o sétimo distrito do País com mais ligeiros de passageiros

25 set 2020 16:43

Há cada vez mais carros em circulação, mas estão cada vez mais velhos. Em Portugal, os ligeiros de passageiros com mais de duas décadas são já 20,1% do total. Nos pesados o cenário é ainda pior

leiria-e-o-setimo-distrito-do-pais-com-mais-ligeiros-de-passageiros
Com um automóvel ligeiro de passageiros para cada 1,8 habitantes, Leiria é um dos três distritos do País com mais carros por habitante
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Estão registados em Leiria 247.588 ligeiros de passageiros (4,9% do total), o que coloca o distrito em sétimo lugar entre os que apresentam maior número de veículos no Continente.

Os dados constam no último relatório estatístico da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e revelam que o distrito viu subir em 3,7% o número de ligeiros face a 2017.

No final do ano passado, data a que se refere o relatório, circulavam em Portugal (ilhas incluídas) 5,2 milhões de ligeiros de passageiros. Que estão cada vez mais velhos. A idade média do parque automóvel é agora de 12,8 anos, quando há dois anos era de 12,6. Em 2010 era de 10,1 anos.

Os ligeiros de passageiros com menos de cinco anos (divididos por grupos de várias idades diferentes) pesam apenas 21,5% no total, enquanto os carros entre cinco e dez anos são 17,6%. Mas a maioria dos ligeiros em circulação (20,6%) tem entre 15 e 20 anos. Com mais de duas décadas, há 20,1%.

“Considera-se que acima de dez anos o parque automóvel está envelhecido. Tem havido de facto um agravamento da idade média do parque automóvel nacional, que antes da crise de 2008 era de nove anos”, explica ao JORNAL DE LEIRIA Helder Pedro, secretário-geral da ACAP.

“Não se perspectivam melhorias”, porque com a crise pandémica “aumentou o desemprego e baixou o índice de confiança das pessoas”. Quem compra carro, opta pelos usados. “Este segmento tem mostrado alguma dinâmica, porque as pessoas têm algum receio de andar de transportes públicos e compram carros já com alguma idade, mais baratos”.

Para este responsável, deveria voltar a haver incentivos ao abate de veículos em fim de vida. Helder Pedro considera mesmo que esta medida é “fundamental”, já que “são precisos estímulos” para dinamizar o mercado.

Por outro lado, a medida “iria ao encontro da política de descarbonização” do governo, já que contribuiria para retirar de circulação veículos com emissões médias de 170 gramas de CO2, substituindo-os por outros com média de 95 gramas.

Os dados da ACAP revelam uma quebra acentuada na entrada de veículos novos em circulação. Entre Janeiro e Agosto, a descida é de 41,2% para o total do mercado, face ao mesmo período do ano passado. Considerando apenas os ligeiros de passageiros, é de 42%.

“A quebra é ainda maior do que revelam as estatísticas, que se referem a matrículas”, aponta Nuno Roldão. O administrador da Lubrigaz, de Leiria, confirma a quebra na venda de veículos novos e diz que há uma “transferência” da compra para os semi-novos. São carros com um ou dois anos, incluídos em programas das marcas e que “dão todas as garantias” ao cliente. Com a vantagem

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ