Desporto

Leiria é o ‘palco de batalha’ da esgrima acessível a todos

23 abr 2022 09:00

Há quatro anos o Bairro dos Anjos ‘fez frente’ à procura da modalidade que hoje, aliada ao pentatlo, envolve cerca de 70 atletas e está a quebrar barreiras com a esgrima adaptada

Atletas treinam a “luta de cavalheiros” na sala de armas do estádio
Atletas treinam a “luta de cavalheiros” na sala de armas do estádio
Ricardo Graça
Sara é a única atleta de esgrima adaptada
Sara é a única atleta de esgrima adaptada
Ricardo Graça
Patrícia Carreira Gonçalves

Numa batalha renhida com a treinadora, tenta chegar mais perto e aposta no equilíbrio e na estratégia para vencer. Sentada numa cadeira de rodas, toda equipada de branco, com protecções e uma máscara que lhe cobre a cara, estica-se um pouco mais com a espada que tem uma mola na ponta e ri-se sempre que faz ponto na adversária.

“Tem um gostozinho especial fazer ponto à treinadora, mas também aos colegas com mais experiência”, confessa, “principalmente porque é a prova da evolução pessoal”. Com algumas limitações físicas, Sara Santos, de 21 anos, quebra barreiras ao cumprir o sonho de praticar esgrima e mostra que “tudo é possível”.

A treinar na sala de armas do estádio municipal de Leiria, no final de tarde de segunda-feira, a jovem leiriense conta orgulhosamente que estuda no Politécnico, adora o mundo da comunicação, quer ser actriz, sempre gostou de armas e é pioneira na modalidade olímpica adaptada na cid

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ