Economia

Leiria é o concelho com mais empresas gazela da região Centro. São já 14

23 set 2020 12:39

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, entrega galardão no próximo dia 29 de Setembro, em Leiria

leiria-e-o-concelho-com-mais-empresas-gazela-da-regiao-centro-sao-ja-14
Ministra Ana Abrunhosa
DR

A região Centro conta, pela primeira vez, com mais de uma centena de empresas Gazela e Leiria, com 14, é o concelho que mais empresas desta reúne.

De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em causa estão 112 empresas jovens que, num curto período de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

Trata-se de uma reduzida percentagem do universo das empresas, presentes em todos os sectores de actividade e diferenciando-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Segundo o estudo efectuado pela CCDRC, que pelo oitavo ano consecutivo faz este apuramento, destas 112 empresas gazela na região Centro destacam-se os seguintes aspectos: O número de empresas gazela identificadas na região Centro aumentou (18%) face ao ano de 2018, passando de 95 para 112 empresas em 2019.

Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2015 e 2018, passando de 1261 trabalhadores para 3490 trabalhadores.

O volume de negócios cresceu cerca de 16 vezes entre 2015 e 2018, pois facturaram 79 milhões de euros em 2015 e 1248 milhões de euros em 2018.

Metade (55% do total) das 112 empresas gazela apresentavam valores de exportações. O total de exportações destas empresas somava cerca de 88 milhões de euros, em 2018, o que representava, em termos médios, 7% do volume de negócios.

Um quarto destas empresas desenvolve as suas actividades no sector da construção que, em conjunto com as indústrias transformadoras (23%) e o comércio (19%), representam 67% das empresas gazela da região.

Em termos de distribuição geográfica estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se por 42 municípios da região Centro, sendo os concelhos de Leiria (14), Coimbra (9) e Aveiro (8) os que têm um maior número, seguidos pelos municípios de Torres Vedras (7), Ourém (6), Caldas da Rainha e Alenquer (com 5, cada). Com quatro empresas gazela, encontram-se três municípios: Albergaria-a-Velha, Estarreja e Lourinhã. Os municípios da Figueira da Foz, Ílhavo, Ovar, Vagos e Viseu apresentam três empresas gazela cada.

Em termos sub-regionais, destacam-se os territórios correspondentes às NUTS III da Região de Aveiro (29), do Oeste (25), da Região de Coimbra (21) e da Região de Leiria (19). Metade das empresas gazela apuradas foram constituídas nos anos de 2014 (23%) e 2015 (27%).

No final de 2019, 68% das empresas gazela que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 estão já a ser apoiadas, num total de 44 projectos (40 dos quais no Centro 2020), que representam 43 milhões de euros de investimento e 17 milhões de euros de incentivo.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “estas 112 empresas representam o dinamismo económico e empresarial e a diversidade sectorial da região Centro”.

“Mesmo em circunstâncias difíceis, muitas vezes em territórios vulneráveis, são uma amostra de todas as empresas e dos empresários que diariamente ousam apostar, correr riscos e empreender. Nos últimos oito anos, temos vindo a acompanhar este segmento de empresas que gostaríamos de ver multiplicadas e distribuídas pela região Centro, dado o seu contributo para a criação de emprego e riqueza”, nota a presidente.

Dado o actual contexto de pandemia, o reconhecimento a estas empresas não será feito, como habitualmente, numa Gala de Homenagem. Simbolicamente, este ano, o galardão será dado presencialmente apenas a uma das empresas gazela, no município de Leiria, que é aquele que concentra o maior número de empresas gazela na região.

O galardão será entregue, no dia 29 de Setembro, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, à empresa Lubrifuel III, a empresa Gazela 2019 com o maior volume de negócios em Leiria.